Uma operação realizada pela Gama (Guarda Municipal de Americana) na tarde de quinta-feira (3/9) terminou com a apreensão de 2.392 DVDs e 1.410 CDs piratas. Os produtos ilícitos estavam sendo comercializados em uma banca montada na calçada da Avenida Dr. Antonio Lobo, em frente ao número 233, na área Central do município.
O presidente do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara), Vitor Fernandes, elogiou o comando da Gama pela iniciativa da operação. ???Ações como essa visam fazer cumprir a legislação municipal, que proíbe a presença de vendedores ambulantes em áreas públicas, a impedir a comercialização de produtos ilícitos???, explica.
???Esse tipo de comércio irregular prejudica todas as partes envolvidas na cadeia comercial: o consumidor, que adquire um item de baixa qualidade e procedência duvidosa; o comerciante regular, que paga seus impostos e se vê afetado pela concorrência desleal, principalmente nessa época de crise econômica; e o Município, que deixa de arrecadar tributos que seriam revertidos em prol da população???, conclui Fernandes.
Outras açõesNo começo de agosto, uma operação da Gama, junto com o setor de Fiscalização da Prefeitura, retirou cerca de 20 ambulantes que atuavam irregularmente na área do Convívio. A ação aconteceu na véspera do Dia dos Pais e os vendedores, em sua maioria provenientes de outros municípios, tiveram suas mercadorias apreendidas. A inspetoria da autarquia informou, ainda, que ações como essas serão desenvolvidas regularmente na área central.