As eleições se encerraram e o candidato Lula foi eleito para começar o seu governo como presidente em 2023. Agora que o novo presidente foi definido, existem alguns cenários bem prováveis para a economia que facilitam a escolha de investimentos rentáveis e seguros.

Os governos passados de Lula foram marcados por políticas de injeção de liquidez na base da economia, com programas de distribuição de renda, o que favorece muito alguns setores específicos de ações da bolsa de valores. Além disso, essas práticas tendem a gerar um certo rebote inflacionário, que acaba ocasionando uma manutenção da taxa de juros (Selic) em patamares mais altos para tentar manter a inflação sob controle.

Dito isso, se as práticas para esse mandato forem semelhantes aos anteriores e ainda com a iminência de que o teto de gastos seja ultrapassado, é altamente provável que a inflação tenha um aumento expressivo nos próximos anos e o governo precise aumentar a taxa Selic para mantê-la sob controle.

Nesse cenário, podemos esperar uma alta rentabilidade para os investimentos de Renda Fixa. Essa categoria de investimentos, que abrange os títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs têm sua rentabilidade influenciada diretamente pela taxa Selic, então, com a taxa de juros mais alta, esses investimentos passam a render muito bem.

Como esses investimentos são considerados os mais seguros da economia, vai ser um ótimo momento para ter rentabilidades excelentes e de forma segura com os investimentos. É necessário apenas tomar sempre o cuidado de comparar seus rendimentos líquidos com a inflação do período para garantir que tenhamos rentabilidade real acima dela.

Já em relação a Renda Variável, categoria que engloba ações, fundos imobiliários, entre outros, o cenário já não é tão otimista. A alta taxa de juros tende a gerar uma desvalorização na média desses investimentos porque há uma migração dos investidores para a Renda Fixa, por ser mais segura e estar com ótimos rendimentos.

Apenas alguns setores específicos, que se favorecem com o aumento do poder de compra da população em geral, ocasionado pelas injeções de liquidez que citei anteriormente, tendem a se valorizar. É o caso do setor de varejo e de educação.

Com base em todas essas informações, podemos separar os investimentos ideais para o governo Lula em 2 cenários, de acordo com os prazos dos seus objetivos.

Se você pretende investir para prazos mais curtos, abaixo de 5 anos, os investimentos de Renda Fixa são altamente recomendados por serem mais seguros, previsíveis e estarem em um momento de ótima rentabilidade.

Agora, se o seu objetivo é investir para o longo prazo, a recomendação é sempre montar uma carteira diversificada, tanto com investimentos de Renda Fixa, como Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs, quanto renda variável, como Ações, Fundos Imobiliários e ETFS, já que a economia é cíclica e em prazos mais longos essas duas categorias vão revezar os bons e maus momentos e, tendo as duas, sua carteira acaba se beneficiando como um todo e tendo o risco diversificado.

*Danilo Gato é um especialista em investimentos certificado pela ANBIMA e educador financeiro, autor do livro “Aprenda a Investir seu dinheiro”, criador do canal Finanças em Desenho e possui mais de 7 anos de experiência atuando no mercado financeiro com planejamento de proteção financeira para mais de mil famílias e ensinando investidores a investir por conta própria através do seu curso de investimentos, que já conta com centenas de alunos formados e capacitados a administrar seus próprios investimentos. Mais informações @financas_em_desenho no Instagram