Estudo divulgado ontem (19) pela Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica apontou que a qualidade da água do Rio Piracicaba, coletada em Americana (SP), é regular. O manancial é formado pela junção dos rios Atibaia e Jaguari, que também tiveram suas amostras classificadas como regular nos pontos mais próximos da cidade. Porém, em Piracicaba (SP), seu IQA (Índice de Qualidade da Água) passa a ser ruim.
A pesquisa da organização analisou as águas de 96 rios, córregos e lagos de sete estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, e aponta que 41% desses cursos hídricos foram classificados como ruins e péssimos. Apenas 11% dos rios e mananciais mostraram boa qualidade ??? todos eles localizados em áreas protegidas e que contam com matas ciliares preservadas.
Segundo a ONG, as principais fontes de poluição e contaminação são decorrentes da falta de tratamento de esgoto doméstico, produtos químicos lançados nas redes públicas e poluição proveniente de resíduos sólidos.
O estudo também fez uma comparação entre 2010 e 2014 de 88 pontos em 34 cidades de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com o relatório, o número de rios de qualidade péssima caiu de 15 para 7 no período; cursos d???água classificados como bom eram 5 e agora são 15; pontos analisados que tinham classificação regular caíram de 50 para 37. No entanto, a quantidade de rios de qualidade ruim subiu de 18 para 29.