Ao lado da Agência Arpejo, do Hemocentro da UNICAMP e da Livraria da Vila Campinas, o fotógrafo Bernardo Coelho lança campanha ???Histórias Interrompidas???, que ressalta a importância da doação de sangue, um gesto que pode salvar muitas vidas. No Brasil, o número de doadores é metade do que a ONU considera ideal. índice que coloca em risco milhares de pessoas.
A campanha narra a vida de pacientes que de alguma forma precisam de sangue para sobreviver. Produzida pela Ovo Films, a ideia consiste na criação de livros, que contam a trajetória de três pacientes selecionados. O que impressiona é a maneira como a história é contada: conforme ela vai se desenrolando, o texto começa a falhar até desaparecer, representando a vida destas pessoas, que poderia ser interrompida pela falta de doação. A ação foi gravada na livraria do Shopping Galleria. A reação das pessoas ao folhear os livros foi filmada com câmeras escondidas, para a divulgação nas redes sociais. O resultado emociona.
Bernardo realizou as fotos da campanha, incluindo as que vão na capa do livro com as histórias. Junto a seus parceiros, ele acredita que o trabalho pode ajudar a causa. Apesar de ser básica para a população, doar sangue não é ainda um costume no país. “Quando fui convidado a participar deste projeto, fiquei super animado. A experiência também me serviu como uma lição e uma oportunidade de refletir e perceber que, mesmo com 28 anos, nunca doei sangue e que também precisava ajudar. Essa campanha me mostrou uma importante realidade que parece não existir por eu estar distante dela. Não pode ser assim, precisamos doar!”
Sobre Bernardo Coelho
Bernardo é formado em publicidade e propaganda e pós graduado em administração pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Mudou-se para Campinas há 5 anos, pela estratégica posição que a cidade tem, com o mercado industrial e empresarial do entorno, que é seu foco de trabalho como fotógrafo.
Com 28 anos, atua na área da fotografia há mais sete, mas começou a fotografar e a aprender um pouco da arte ainda na faculdade. Em seu trabalho, Bernardo procura sempre agregar ideias e conceitos, em todas as suas fotos, para não se tornar comum. Já trabalhou na área empresarial, fotografando diversos diretores e CEOs, da Swarovski, MAPFRE, Vivara, entre outros. Já atuou em outros âmbitos, fotografando cardápios, casamentos, editoriais, mas seu foco principal é o trabalho com clientes do mundo corporativo.