Ao menos 40 pessoas morreram quando um homem-bomba provocou uma explosão em um funeral xiita em cidade no sul do Iraque neste domingo. A explosão trouxe abaixo o teto da mesquita em Mussayab, 60 quilômetros ao sul da capital Bagdá. Segundo a polícia, ainda há corpos presos sob os escombros. Ao menos 50 pessoas ficaram feridas no ataque.
As pessoas na mesquita estavam de luto pela morte de um homem um dia antes por militantes. Ainda não está claro quem está por trás do atentado, o mais recente em uma série de ataques contra locais de culto sunitas e xiitas, particularmente durante os funerais.
O delicado equilíbrio no Iraque tem sido ameaçado pela guerra civil na vizinha Síria, onde rebeldes de maioria sunita lutam para derrubar o líder apoiado pelo Irã, xiita. Tanto sunitas quanto xiitas têm cruzado a fronteira entre Síria e Iraque para lutar em lados opostos no conflito.
OUTRO CASO – Outras seis pessoas foram mortas no domingo em uma série de explosões na parte externa de um posto de segurança na capital do Curdistão, região normalmente pacífica e autônoma do Iraque.
Fonte: Reuters