O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,24% na segunda prévia de março, ante elevação de 0,34% no mesmo período de fevereiro, em meio à desaceleração dos preços no atacado e da construção, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (19). Entretanto, em relação à primeira prévia do mês, o índice mostrou aceleração, após avanço de 0,15%.
Apesar de mostrarem algum arrefecimento recentemente, os preços continuam gerando preocupações e analistas veem possibilidade de a inflação medida pelo IPCA estourar o limite da meta – de 6,5% – em algum momento neste semestre. Em fevereiro, o indicador acumulou alta de 6,31% em 12 meses.
Na sexta-feira, na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central piorou seus cenários de inflação tanto em 2013 quanto 2014, alertando que é preciso ter “cautela” na condução de política monetária.
A desoneração dos produtos da cesta básica, anunciada recentemente pelo governo, deve ajudar a tirar um pouco da pressão sobre os preços. Pela pesquisa Focus do BC, o mercado reduziu suas estimativas para o IPCA neste ano a 5,73 por cento, ante 5,82%.