(Reuters) – A JBS, maior empresa de carnes do mundo, deve anunciar nos próximos dias compra da Seara, divisão de aves, suínos e alimentos processados da Marfrig Alimentos, disse uma fonte com conhecimento sobre a operação ontem (8). “Tudo o que posso dizer é que a operação foi fechada sim”, disse a fonte com conhecimento sobre o negócio, que declinou em dar mais detalhes sobre o assunto,

A fonte não soube informar se a operação inclui somente a Seara Brasil ou a Seara Foods, segmento que inclui Seara Brasil, Moy Park e Keystone, as duas últimas sediadas nos Estados Unidos. A receita da Seara Brasil, principal divisão da Seara, subiu 48% no primeiro trimestre, para 2,05 bilhões de reais, o equivalente a cerca de 30% do faturamento total da Marfrig no período.
Os papéis da Marfrig vêm registrando perdas na Bovespa em meio à desconfiança de investidores quanto à capacidade da companhia de reduzir o alto endividamento. A dívida da Marfrig no fim de março somava quase 13 bilhões de reais. A meta da empresa é reduzi-la em até 2 bilhões de reais no fim de 2013.
Na divulgação mais recente dos resultados trimestrais, o presidente da Seara Brasil, Sérgio Rial, que está em fase de transição para assumir a presidência da Marfrig em 2014, disse que a companhia estava focando na redução de custos, fechando unidades e colocando alguns ativos à venda.
O presidente da JBS, Wesley Batista, disse recentemente que a companhia não teria interesse na compra de ativos separadamente, mas que poderia considerar uma aquisição se fosse colocado à venda “um negócio como um todo”, lembrou a fonte ouvida pela Reuters.
Em meados de abril, o órgão antitruste brasileiro aprovou a aquisição do Bertin e mais 11 frigoríficos menores pela JBS, mas recomendou monitoramento das condições de mercado de bovinos. Contudo, a operação com a Marfrig não deve enfrentar dificuldades no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), uma vez que envolve principalmente aves e suínos.
A JBS entrou no mercado de aves no Brasil em maio do ano passado, quando alugou os ativos da Frangosul, mas com vistas ao mercado externo. A companhia já atua no segmento de aves nos Estados Unidos com a Pilgrim’s Pride. A operação com a Seara marcaria maior presença da JBS na área de aves no Brasil, onde a BRF – maior produtora e exportadora de carne de frango do país -, é forte participante.