O vereador Celso Ávila (PV), por meio de propositura protocolada na Câmara, outorga a Medalha Zumbi dos Palmares à escritora Júlia Ferreira Motta, por sua atuação na luta pelo combate ao racismo e favor da cultura afro-brasileira. A entrega dessa honraria deve ser promovida na semana do dia 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra. No referido projeto, o vereador apresenta breve biografia da homenageada.

Júlia Ferreira Motta nasceu na cidade de São Caetano do Sul, é filha Atanael dos Santos Mota Junior, o Motta, e Silvia Maria Ferreira de Jesus, irmã de Namam, Nayara, Isabely e Noam Motta. Atualmente mora em Santa Bárbara d???Oeste no bairro Roberto Romano, estuda da Escola Estadual Luzia Baruque Kirche e atua junto à família em projetos sociais visando ao enaltecimento da cultura afro???brasileira e da capoeira.

Escritora que se descreve como ???poeta marginal???, por produzir seus livros de maneira artesanal e sem qualquer vínculo com editora, Julia Motta tem seu foco em sua ancestralidade e em líderes negros, buscando respeito, além de representatividade. Seu primeiro livro, ???Resistir para Existir??? aborda principalmente a história de mulheres negras que foram silenciadas ou mortas. Atualmente, junto com a mãe, Silvia Motta, ela desenvolve o projeto Versos e Resistência, no Centro Cultural do Roberto Romano, o qual dá voz às escritas e visibilidade aos escritores jovens negros da comunidade. Segundo ela, esses encontros têm o papel principal de quebrar o silenciamento, inserido pela sociedade preconceituosa, a partir de referências e reflexões. Recentemente, em função do trabalho de incentivo à leitura e à escrita que desenvolve junto à comunidade, o nome de Júlia Motta foi escolhido para a denominação de sala de leitura do CIEP Angélica Sega Tremocoldi.

Instituída pelo Decreto-legislativo nº 02/2002, a Medalha Zumbi dos Palmares homenageia pessoas, grupos e entidades que se destacam a favor da cultura afro-brasileira e no combate ao racismo. De acordo com o Decreto-legislativo nº 19/2011, de autoria do vereador Erb Oliveira Martins, o Uruguaio (SD), a medalha representa o símbolo físico da homenagem e é entregue por ocasião da ???Semana da Consciência Negra??? no Município.