Nos últimos anos tem crescido o número de jovens vítimas de infarto agudo do miocárdio (IAM). Esse número tem assustado a população e especialistas já que o mais provável é que o IAM só aconteça em pessoas mais velhas e que estejam com o organismo mais debilitado. No entanto, atualmente o ritmo de vida cada vez mais acelerado, a falta de cuidado com a alimentação e os maus hábitos têm aumentado drasticamente os números.
As pesquisas ainda apontam que 81% dos jovens que sofrem um infarto é devido ao tabagismo. Outro fator que agrava é o consumo de drogas, como as anfetaminas. Elas são responsáveis por 25% de infartos em pessoas mais jovens.
Segundo o Departamento de Informática do Sistema ??nico de Saúde (Datasus) o aumento foi de 13% no número de internações de jovens por infarto no último ano. O que tem sido motivo de preocupação é porque segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), essa doença é a maior causa de mortes no mundo, chegando a 17 milhões de vítimas no ano. Os dados do Ministério da Saúde apontam que no primeiro semestre de 2013 foram internadas 427 pessoas entre 15 e 29 anos com problemas cardíacos.