Um ouro, três pratas e quatro bronzes. Esse foi o saldo da participação de Nova Odessa na 29ª Copa da Amizade de Judô, disputada no sábado (21), em Pirassununga. O torneio foi organizado pela Federação Paulista de Judô, em parceria com a Associação Cesário de Judô e a Secretaria de Esportes local, e reuniu 330 atletas de várias regiões do Estado, no Ginásio de Esportes ‘Dr. Lauro Pozzi’, dentro do Complexo Esportivo ‘Presidente Médici’.
O grande destaque da equipe novaodessense foi o judoca Arthur Monteiro Gomes. Um dos talentos da escolinha de judô mantida pela Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo do município, o atleta foi o melhor na categoria sub 11 meio leve e conquistou a medalha de ouro. Além dele, outros sete lutadores de Nova Odessa subiram no pódio.
Miguel Soares da Silva, na categoria sub 11 meio pesado, Samuel Jorge, meio médio, e Marcos Bernardes, na sub 11 extra pesado, ficaram com a prata; enquanto Maria Eduarda Batista, sub 13 meio pesado, Gabriel Jorge, sub 18 meio médio, Phelipe Eugênio, sub 21 ligeiro, e Francisco Almeida, na sênior meio médio, faturaram o bronze. Na categoria sub 13 meio pesado, Vitor Sales Cavalcantti ficou na quinta colocação.
O técnico do time novaodessense e responsável pela escolinha de judô, professor Eugênio Cavalcanti, elogiou o desempenho dos atletas. “Foi uma grande participação. Foi um torneio muito difícil, com lutadores de todo Estado. No entanto, fizemos boas lutas e conquistamos oito medalhas de nove possíveis”, avaliou o mestre Cavalcanti.
Levi Tosta, secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo do município, classificou o resultado como excepcional. “Mais uma vez, o judô coloca Nova Odessa em destaque no cenário esportivo estadual. O professor Eugênio Cavalcanti e esses meninos e meninas estão de parabéns! Tenho certeza de que a população novaodessense também está orgulhosa”, afirmou o secretário.