O presidente da Câmara Municipal, o vereador Kadu Garçom (PR), visitou, nesta quinta-feira (22), o bloco Manacá, no Residencial Bosque das Árvores. O vereador foi ao local a convite do presidente da Associação cultural e Beneficente Carolina Maria de Jesus, Carlinhos Barros, para estar presente no encontro e ouvir as reivindicações de alguns moradores daquela região. Além do presidente da Câmara Municipal, estiveram presentes também no encontro Antônio Pereira, presidente do Fórum da Cidadania, e Luis Gato, membro do Fórum do Serviço Social do Fórum da Cidadania.
Os moradores que estiveram presentes tiveram a oportunidade de explanar sobre as dificuldades enfrentadas no local e pedir o auxílio do Poder Legislativo, para intermediar os diferentes pedidos junto aos órgãos responsáveis. Dentre os assuntos levados ao conhecimento do presidente da Câmara, foram citados o aumento dos valores do condomínio e das prestações, a falta de vagas em creches, a necessidade de melhorias em espaços públicos, assim como reforço na segurança pública, a importância de uma cooperativa no local e as dificuldades para realizar trabalho informal.
Segundo os munícipes presentes no encontro, existe grande preconceito com os moradores deste bloco, inclusive na busca de empregos, e isso dificulta para cumprir os pagamentos dos apartamentos. Carlinhos Barros lembrou que grande parte dos moradores deste bloco eram moradores do Assentamento Zumbi dos Palmares, destruído em 2016, quando a grande maioria foi beneficiada com a conquista dos apartamentos. Barros citou a importância de sensibilizar o Poder Executivo e agilizar os trâmites para a liberação de área e iniciação dos trabalhos da cooperativa no local.
Foi citado que das 270 famílias moradoras neste bloco, 180 estão inadimplentes até o momento e que não tiveram a visita de assistentes sociais para analisar estas e outras questões no local. Moradoras expuseram ao vereador Kadu que mulheres, idosos e crianças não estão inclusas em nenhum programa para fortalecimento de vínculos e nem em cursos para geração de rendas. ???Além de oportunidades, falta muita informação para os moradores daquela região???, disse Kadu, que se comprometeu a levar essas reivindicações à Secretaria Municipal de Promoção Social. Além disso, Kadu também se prontificou a levar os assuntos aos setores responsáveis por meio de requerimentos e indicações.