O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Gilberto Kassab (PSD) quer limitar a internet banda larga fixa aplicando o modelo de franquia de dados aos usuários. Atualmente, o modelo já é aplicado na internet móvel.

Segundo Kassab, em entrevista ao site Poder 360, a proposta é para que exista “equilíbrio” no uso de internet, “porque as empresas [operadoras] têm seus limites”. Para o ministro, a discussão sobre o tema vai ser definida pela Anatel, apenas no segundo semestre de 2017 ??? segundo ele, é preciso esperar a definição do cenário de telecomunicações com a nova lei das teles para que o tema das franquias de banda larga fixa seja discutido.
Hoje, brasileiros podem usar a banda larga fixa com tráfego de dados ilimitado. Com o modelo de franquias, as operadoras poderão criar diferentes planos baseados não só na velocidade da conexão, mas também no tráfego de dados utilizado pelos usuários ??? caso o usuário ultrapasse o limite contratado, terá de pagar valor adicional para continuar navegando.