Leitinho toma partido na guerra Rússia Ucrânia
Nova Odessa e Odesa (Ucrânia) formalizaram nesta terça-feira (29/07) o título de “cidades-irmãs” durante reunião virtual que conectou lideranças brasileiras e ucranianas. O encontro, realizado às 10h (horário de Brasília) e 16h (horário da Ucrânia), consolidou uma parceria centenária inspirada na fundação de Nova Odessa em 1905 pelo Dr. Carlos José de Arruda Botelho, que batizou a cidade em homenagem à metrópole ucraniana após visitar suas ruas e urbanismo.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
A delegação brasileira foi liderada pelo prefeito Leitinho Schooder (PSD), acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Alves Teixeira, e do secretário adjunto Mateus Rosa Tognella, além de representantes da cultura, turismo e sociedade civil.
Pela Ucrânia, destacaram-se o prefeito de Odesa, Gennadiy Trukhanov, diplomatas da Embaixada Ucraniana em Brasília e técnicos do Departamento de Relações Internacionais. A tradução simultânea em português e ucraniano foi conduzida pelo diplomata Oskar Slushchenko.
Pilares da parceria
A formalização do título de cidades-irmãs prevê futuros intercâmbios mútuos em áreas definidas no Memorando de Entendimento, assinado no último dia 29 de julho, por ambas as cidades. O documento, elaborado pelo jurista Dr. Lucas Gandolfe com base no acordo entre Fortaleza (CE) e Odesa, estabelece seis eixos prioritários: turismo sustentável, cooperação educacional, desenvolvimento econômico, preservação histórica, eventos culturais e sustentabilidade.
Próximos passos
Nas próximas semanas, um Projeto de Lei baseado na Lei Municipal nº 2.230/2007 (que declarou Nova Odessa cidade irmã de Jelgava, na Letônia) será enviado à Câmara de Vereadores de Nova Odessa, assegurando enquadramento jurídico à parceria.
Leia + sobre partidos política regional