O vereador Lucas Leoncine (PSD) acompanhou nesta quarta-feira (26) com o chefe de gabinete da Unidade de Transportes e Sistema Viário da prefeitura de Americana, Caio Ortiz, os trabalhos de alteração de sentido trânsito na Rua Goiânia, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima.
Com a mudança, os motoristas não poderão mais utilizar a Rua Goiânia como acesso à Avenida Nossa Senhora de Fátima. Foram implantadas ainda vagas de estacionamento em 45 graus. De acordo com o parlamentar, moradores da região têm solicitado alterações desde 2024 devido ao aumento no fluxo do trânsito após a abertura da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) e do Núcleo de Especialidades, prédios anexos ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.
Fala Leoncine
“A Rua Goiânia dá acesso à Avenida Nossa Senhora de Fátima e, com a abertura das unidades de saúde, o fluxo de veículos aumentou muito, afetando a rotina dos moradores. Encaminhamos pedidos de estudo para alteração do sentido da via e implantação de vagas em 45 graus, o que está sendo executado aqui hoje”, aponta.
Leia + sobre partidos política regional
“Além das melhorias, também será instalado um novo ponto de ônibus para facilitar o acesso dos pacientes. Esperamos que esse trabalho da Unidade de Trânsito impacte de forma positiva para todos os moradores do bairro e para aqueles que procuram atendimento no hospital”, concluiu Leoncine.
Juliana pede informações sobre cumprimento e avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do município
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre o cumprimento e a avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado – PDDI do município.
No documento, a parlamentar lembra que o Plano Diretor é o instrumento básico da política urbana e é parte integrante do processo de planejamento do município, orientando as ações dos agentes públicos e privados e definindo as prioridades para a aplicação dos recursos orçamentários e investimentos.
“A revisão do plano em 2020 não abordou questões relativas às mudanças climáticas e o que deverá ser feito, bem como os impactos maiores no clima que o PDDI deverá mitigar e obrigar a mitigação”, aponta Juliana.
A autora pergunta se existe em plataforma digital para fins informativos materiais como relatórios de avaliação, indicadores de monitoramento, banco de dados e metodologia disponíveis; quais ações estão sendo realizadas para que o PDDI possa contemplar diretrizes para projetos de geração de energia limpa renovável; e se a prefeitura tem interesse em instituir a criação de núcleo gestor para revisão participativa do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município de Americana.
Dentre os outros questionamentos referente as diretrizes previstas do PDDI, a parlamentar também pergunta sobre o reaproveitamento e destinação final de resíduos sólidos, a elaboração do plano de monitoramento de ar atmosférico no Município, além da implantação da sistematização da inspeção veicular.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária de terça-feira (25). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP