Nomes mais fortes da região para a disputa para deputado federal no ano que vem, Vanderlei Macris (PSDB), Dênis Andia (PV) e Maria Giovana (PDT) têm adotado postura diferente na abordagem ao seu público no facebook. Giovana, que tem mais de 200 mil seguidores na rede, consegue maior engajamento ao publicar notas de pesar de ‘famosos’ que morreram recentemente. As postagens com temas de Americana têm alcance bem menor do que as milhares que reagem a postagens ‘fúnebres’.
Já Andia tem um perfil mais ‘quente’ e diverso, mas ainda bastante focado em Santa Bárbara, cidade que governou por 8 anos e onde deixou o sucessor. Suas postagem têm médias mais estáveis, com as referentes ao vandalismo da Romi Isetta sendo as mais comentadas. Andia não tem página, mas suas postagens são seguidas por quase 30 mil pessoas no facebook.
Com 41,5 mil seguidores em sua página e rumando para tentar o 4o mandato de deputado federal, Vanderlei Macris tem postura mais institucional e ‘tímida’ na rede de Mark Zuckerberg. Suas postagens são quase todas relacionadas ao mandato e as que ‘bombam’ são boas notícias ligadas ao governo do Estado.