Um dos principais programas da Secretaria da Educação do Estado, o novo modelo de escola tempo integral estará disponível em 49 unidades de ensino da região de Campinas, atendendo a 323,5 mil alunos em 2014. O número de unidades praticamente triplicou. 
Hoje, 17 escolas já oferecem a jornada de nove horas em média, disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios e professores com dedicação exclusiva e gratificação salarial de 75% sobre o salário.Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos matriculados na modalidade aumentou até 81% em leitura e 71,1% em matemática. A ampliação está entre as ações da Secretaria para aumentar o número de alunos que passam mais tempo na escola.
Além destas unidades, a rede estadual de ensino também conta com jornada ampliada para alunos por meio de programas como o Vence, que oferece ao estudante da rede, de forma simultânea, o Ensino Médio e, no horário oposto, o curso técnico.  Na região, foram oferecidas 5,6 mil vagas em cursos conveniados com a Secretaria, sendo administração, enfermagem e mecatrônica os mais procurados pelos estudantes da região de Campinas.
Em todo o Estado, este ano foram 50 mil participantes do Vence e, com a ampliação, o número de vagas para a dupla formação chegará a 100 mil.”Ampliar a possibilidade de os nossos alunos ficarem mais tempo na escola é um excelente caminho para aprimorar ainda mais a qualidade do ensino e a oferta de atividades focadas na formação pessoal dos estudantes. São ações que fortalecem o elo com as unidades de ensino, com os professores e reforçam o compromisso com a educação integral, pedagógica e social, dos nossos jovens”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Outra ação que amplia a permanência dos alunos nas escolas está na oferta de cursos gratuitos nos Centros de Estudos de Línguas, os CELs. Estas unidades proporcionam ao estudante a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma. Na região administrativa de Campinas são 39 unidades que oferecem os idiomas como inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.
No total, são atendidos cerca de 68 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês, mandarim e inglês no Estado. No próximo ano a expectativa é atender 75 mil.