Na tarde desta quinta-feira, 31 de outubro, Sumaré recebeu cinco médicos cubanos (quatro mulheres e um homem) que vão reforçar a Rede Municipal de Saúde através do 2º ciclo do Programa ???Mais Médicos???, do Governo Federal. Os profissionais darão início aos trabalhos na segunda-feira, dia 4 de novembro, com uma reunião marcada para as 9 horas com a secretária de Saúde  Tânia Pupo e grande parte da equipe de trabalho.

???Estamos muito felizes em receber cada um dos novos médicos e ressalto que uma das nossas prioridades é a Saúde, e não mediremos esforços para melhorar o quadro em que encontramos a cidade neste aspecto. O nosso desafio maior é a inversão do problema, trabalhando mais a prevenção e a promoção à Saúde do que corrermos apenas atrás da cura. Com a experiência de vocês, temos muitas esperanças. Sejam bem vindos???, comentou a prefeita Cristina Carrara, durante o acolhimento dos novos profissionais que chegam a cidade para atuarem na Saúde Pública, em especial nos PSFs (Programa de Saúde da Família).

Tânia informou que nas três primeiras semanas os esforços serão concentrados para que cada um dos profissionais recebam as orientações, conheçam o Sistema de Saúde de Sumaré, os principais problemas da rede e também ressaltou que vai distribuir os médicos de acordo com o perfil de cada um, por isso ainda é cedo para dizer para qual PSF vai cada profissional.

Os médicos cubanos são Yudegni Ortiz Fonseca, Yudelkys Borrotto Martin, Yurilsa Lopes Espinoza, Yuritza Gonzales Companioni e Yoander Jumenez Perez. Não é por acaso que todos os nomes começam com Y: eles foram separados por ordem alfabética. E chegaram à cidade cheios de vontade de começar a trabalhar. Todos são médicos Clínicos Gerais e atuam na área há mais de 12 anos.

???Fiquem tranquilos porque estamos aqui para ajudar na Saúde de Sumaré. Contem com nosso trabalho e dedicação. Estamos preparados para dar início aos trabalhos, conhecer a realidade do município e trocar, com a equipe de trabalho e a população, as nossas experiência de medicina preventiva e promoção à Saúde???, afirmou Yurilsa Lopes Espinoza, que discursou em nome do grupo já em um bom português, pois eles estão no Brasil há um mês. Eles também já foram capacitados para conhecer sobre o funcionamento do Sistema ??nico de Saúde (SUS) no país.

NOVA PROFISSIONAL – Também pelo Mais Médicos, na segunda-feira, dia 4, uma médica brasileira, residente em Campinas, deve assumir uma vaga na cidade. Ao todo, serão 6 profissionais novos na cidade. Todos farão a integração juntos.