As duas médicas estrangeiras do programa Mais Médicos, do Governo Federal, começaram a atuar esta segunda-feira na UBSs (Unidade Básica de Saúde) 3 que fica no Jardim São Manoel e outra na UBS 5, no Jardim Alvorada. As médicas cubanas chegaram ao Brasil no último dia 3 de outubro e ficaram no estado de Minas Gerais, onde receberam orientações sobre o SUS (Sistema ??nico de Saúde) e concluíram as aulas de português básico que vinham recebendo desde Cuba.
A partir de agora – de segunda a sexta-feira -, a carga horária de atendimento de cada profissional será de 40 horas semanais, sendo oito horas em atividades educacionais. No currículo, Odalmis Silot Londres, de 45 anos, e Odalys Rojas Perez, de 39, já contam com experiência internacional na área de Saúde, pois ambas já atuaram também na Venezuela.
???Elas são profissionais muito cativantes e que vieram para somar ao nosso trabalho. Deixaram família em Cuba e, inclusive, crianças pequenas para cuidar da nossa população. Estamos contentes com a vinda delas e esperamos que a população também esteja???, comentou a diretora de Atenção Básica Preventiva, Adriana Cristina Welsch Ferraz. Segundo ela, no primeiro dia de atendimento as médicas já conquistaram os pacientes com o jeito alegre e bastante entusiasmado.
No primeiro dia de atendimento, Odalmis recebeu 13 pacientes na UBS 5 e ressaltou que foi muito bem recebida. ???O dia foi bem tranquilo e os pacientes saíram satisfeitos, dizendo que gostaram do atendimento e isso já me deixa bastante feliz???, contou. Odalys que atendeu 21 pacientes na UBS 3, inclusive, um acidente de bicicleta, e também surpreendeu a enfermeira responsável pela unidade, Rosana Melo.
???A Odalys fez atendimentos na parte da manhã e à tarde e ainda fez avalizações na sala de curativos. O trabalho dela foi muito bom. Quem foi atendido ficou muito satisfeito???, avaliou Rosana. Segundo a enfermeira, além de exames físicos, a médica também fez encaminhamentos, solicitações de exames em geral de acordo com a necessidade de cada paciente e foi muito bem recebida pelos pacientes.
???As médicas cooperadas tem com meta do Ministério da Saúde fortalecer a Atenção Básica no município. Acredito que iniciando esse atendimento no jardim São Manoel e jardim Alvorada elas estarão somando a este fortalecimento. A Rede de Atenção Básica Preventiva tem a função de descentralizar os atendimentos do Pronto Socorro do Hospital Municipal e facilitar os atendimentos mais próximo à população???, reforçou a secretária de Saúde, Rosa Maria Reis Sacilotto.