O Ministério da Educação (MEC) segue recebendo inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (ENEM PPL) 2019. Interessados devem procurar o responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa até a próxima sexta-feira, 04 de outubro.
Os participantes do ENEM PPL 2019 que já concluíram ou concluirão o ensino médio neste ano poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Os resultados dos outros só vão servir para autoavaliação de conhecimentos.
O ENEM é uma prova ampla que avalia o conhecimento do candidato em diversas áreas do conhecimento. ?? necessário ter muita concentração e também uma boa capacidade de interpretação de texto, já que as questões são bem complexas e apresentam vários materiais de apoio.
Alguns assuntos são bem comuns na prova e vale uma dedicação especial:
Figuras de linguagem
Teorias sobre origem da vida
Leis de Newton
Primeira Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial
Assuntos sobre a Idade Média
Dedique um tempo especial para revisar esses conteúdos apontados acima, além de estudar as técnicas de como fazer uma boa redação.
Na edição desse ano do ENEM PPL, além do público com baixa visão, que já era atendido pelo exame, o MEC também atenderá pessoas com cegueira, visão monocular, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, deficiência física, deficiência auditiva, surdez e deficiência intelectual.
As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Os participantes que já concluíram ou concluirão o ensino médio no ano letivo de 2019 vão poder utilizar o exame para acesso a universidades.
No ano passado, o ENEM PPL teve mais de 41 mil inscrições e foi aplicado em mais de 1,4 mil unidades em todos os estados brasileiros.
Os candidatos que já concluíram o ensino médio poderão usar as notas obtidas no ENEM PPL 2019 para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que concede vagas em instituições públicas, ou ainda do Programa Universidade para Todos (ProUni), com bolsas de estudo em universidades particulares.