Nesta sexta-feira (05), às 9 horas, a Secretaria de Meio Ambiente realiza mais uma reunião envolvendo representantes do poder público e da sociedade civil com o objetivo de encontrar soluções e planejar ações em todas as instâncias que resultem na preservação e recuperação da Represa de Salto Grande. O encontro será no plenário da Câmara Municipal e foram convidadas várias autoridades, incluindo prefeitos, secretários de Meio Ambiente das cidades à montante e representantes de órgãos ligados ao assunto.
As cidades convidadas são Itatiba, Atibaia, Valinhos, Vinhedo, Piracaia, Nazaré Paulista, Paulínia, Jarinu, Campinas, Joanópolis, Bom Jesus dos Perdões, Morungaba, Campo Limpo, Bragança Paulista, Jundiaí, Louveira, Jaguariúna, Cosmópolis e Nova Odessa.
A última reunião realizada pela secretaria aconteceu em 1º de março, no CCL (Centro de Cultura e Lazer), e entre os presentes estiveram os promotores Ivan Carneiro Castanheira e Rodrigo Sanches Garcia, a deputada estadual Valéria Bolsonaro, o então deputado estadual Chico Sardelli, o diretor geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Carlos César Gimenez Zappia, além de representantes de 16 cidades, vereadores, da CPFL Renováveis, da Agemcamp e da Cetesb. Os municípios participantes foram Americana, Valinhos, Limeira, Piracicaba, Itatiba, Campinas, Jaboticabal, Hortolândia, São Paulo, Jarinu, Jundiaí, Nova Odessa, Louveira, Santa Bárbara d Oeste, Atibaia e Paulínia.
De todas as cidades convidadas, apenas o Prefeito de Americana, Omar Najar (MDB) esteve presente na reunião, que foi um bombardeio de apontamentos e acusações, além de que, quase todos que usaram a palavra, falarem da falta de interesse dos envolvidos, inclusive da cidade de Americana.