Morte Após Peeling de Fenol: Especialista Explica Procedimento e Riscos

O recente falecimento de um jovem de 27 anos após realizar um peeling de fenol trouxe à tona preocupações sobre a segurança desse procedimento estético.

Embora as circunstâncias exatas ainda não estejam totalmente esclarecidas, Tereza Scardua, especialista em Harmonização Facial, com mais de 5 anos de experiência em peeling de fenol, cerca de 1500 pacientes atendidos sem intercorrências, ofereceu uma análise científica sobre o uso do fenol cróton em um vídeo publicado em seu Instagram nessa semana que repercutiu alcançando quase 700 mil visualizações. (Clique aqui para assistir)

Histórico e Segurança do Fenol-Croton

As publicações científicas do peeling de Fenol-Croton se iniciaram na década de 1960, sem registros de mortes relacionadas.

“Estudos indicam que a aplicação de fenol-croton em consultórios, sem monitorização, é segura quando limitada a cerca de 1% da área corporal, equivalente ao tamanho da palma da mão,” explica Tereza Scardua.

Além disso, demonstraram também que o fenol não afetou a função renal e foi completamente metabolizado em até 8 horas.

Metodologia do Line Skin

O método Line Skin, criado pela especialista Tereza Scardua, adota uma abordagem protocolada e segmentada para a aplicação de fenol, utilizando doses muito menores do que a indicada e seguindo parâmetros de aplicação e segurança rigorosos.

“O procedimento é realizado sem anestésicos tópicos, tornando-o totalmente tolerável,” detalha Tereza.. Além disso, o método preconiza o uso de pincéis , sem a necessidade de raspagem ou microagulhamento para aumentar a penetração do fenol.

Principais Características do Método Line Skin que o torna seguro:

  • Abordagem Segmentada: A aplicação é feita em pequenas áreas de cada vez, reduzindo o risco de efeitos adversos.
  • Doses Reduzidas: Utiliza quantidades menores  de fenol e croton, garantindo segurança e mantendo a eficácia.
  • Sem Anestésicos Tópicos: O protocolo não inclui anestésicos tópicos, é totalmente tolerável.
  • Aplicação Delicada: Em vez de técnicas agressivas como raspagem ou microagulhamento, são utilizados pincéis suaves para a aplicação do fenol.

Possíveis Causas do Incidente

Embora a causa da morte ainda esteja sob investigação, algumas hipóteses incluem:

  • Choque Anafilático ou toxicidade pelo anestésico tópico: pode levar a  parada cardíaca, mesmo  sem  outros sinais de anafilaxia, como angioema.
  • Cardiotoxicidade pelo fenol: Doses elevadas e aumento da absorção ocasionada pelas  lesões prévias  podem ter contribuído para o evento.

Compromisso com a Segurança

“No Instituto Tereza Scardua, mais de 1500 procedimentos foram realizados de maneira segmentada, sem intercorrências, os Protocolos  de segurança rigorosos e uma anamnese minuciosa,” afirma Tereza.

Segundo a profissional, este trágico evento reforça a importância de seguir estritamente todos os protocolos de segurança e a escolha de profissionais altamente treinados.

Sobre Tereza Scardua

Tereza Scardua é uma renomada especialista em harmonização facial, reconhecida tanto no Brasil quanto internacionalmente. Formada em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ela é mestre em anatomia da cabeça e pescoço pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e possui pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências Científicas pelo Hospital Sírio-Libanês. 

Além disso, Tereza é uma das pioneiras na aplicação de procedimentos de harmonização facial no Brasil.

Ela é criadora do método Line Skin, uma técnica inovadora de rejuvenescimento facial que já certificou mais de 2 mil profissionais de todo o país. O método é conhecido por sua segurança e eficiência, e é aplicado de forma segmentada utilizando doses menores de fenol/ croton, o que minimiza riscos e garante total segurança para os pacientes.

Além de ser uma referência na área, ela também é autora do livro Ideal Face, que aborda a interpretação e análise facial

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP