O filme “Papo de Cachorro”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), estreia neste sábado, dia 29, durante a “Mostra na Praça”, realizada pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Ministério da Cultura, com apoio do Conselho Municipal de Cultura. A mostra vai apresentar diversas obras audiovisuais apoiadas pela legislação de fomento à cultura, das 9h às 21h, na Sala de Teoria do Centro de Cultura e Lazer (CCL) de Americana. A entrada é gratuita.
“Papo de Cachorro” narra a vida de Fran, uma garota de 8 anos que mora na Americana dos anos 90. Criada pela mãe (Raquel Rosa) e pelo avô Fulepa (Clóvys Tôrres), Fran (Milli Patrício) desenvolve a habilidade única de se comunicar com cachorros, especialmente com seu amado Totó. Ela enfrenta desafios emocionais, como a iminente perda de Totó e a difícil relação com o vizinho, seu Tampinha (Nando Almeida). Com o apoio amoroso do vovô, Fran aprende importantes lições sobre morte, coragem, compaixão e superação, numa emocionante e divertida jornada.
“A Lei Paulo Gustavo representa um marco importante para o fomento à cultura em nosso país, e em Americana não seria diferente. Esta lei reconhece o valor da arte e da cultura em nossas vidas e apoia artistas, produtores e iniciativas culturais, levando a realidade de Americana para as telas e palcos”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
O filme é afetivo e cativante e promove debates positivos acerca das relações intergeracionais e da forma como nos relacionais com nossos animais de estimação. A obra tem direção de Flávio Carnielli e roteiro de Flávio Carnielli e Clóvys Tôrres e fecha a programação da mostra, com a exibição seguida de um bate papo com os realizadores do filme.
“‘Papo de Cachorro’ me deu a chance de escrever sobre o amor, sobre a saudade e a coragem, temas que são eternos na existência humana e sobretudo, me lembrou que eu sou livre: sou um diretor de terror, um diretor de filmes B, mas também sou um diretor de obras edificantes. A arte é isso, escapar das caixinhas.”, explica Carnielli.
“‘Papo de Cachorro’ é um filme que fala sobre valores indispensáveis a qualquer ser humano. Companheirismo, amor, amizade, parceria, superação, fé, solidariedade. Quando convidei o Flávio Carnielli para escrever comigo e dirigir este filme, sabia que a parceria seria única e surpreendente. Espero que o nosso trabalho toque o coração do público”, observa Tôrres.
A “Mostra na Praça” vai exibir 21 obras audiovisuais em uma edição especial. A primeira delas ocorreu em novembro de 2024. Estão confirmados os filmes: “A Menina e o Porco Chicó” (animação), “Renascimento Verde” (curta-metragem), “O Menino e a Mariposa (videoclipe), “Além da Imaginação” (curta-metragem), “Mistérios Aéreos: Ufologia” (vodcast), “Coro Santo Antônio: Música, Fé e Tradição” (média-metragem), “Viola Pagodeira – Orquestra de Violeiros de Americana” (videoclipe), “Americana, Capital do Rayon” (curta-metragem), “Choro Pra Você” (videoclipe), “Harmonias da Vida: Antonio Carlos Carvalho” (média-metragem), “No Jogo da Vida” (videoclipe), “Cidade em Versos” (curta-metragem), “Paredes” (média-metragem), “Cenários Sonoros” (videoclipe), “SHN 25 Anos” (média-metragem), “Identidade e Memória” (média-metragem), “2/4” (média-metragem), “Indestrutível” (videoclipe), “Entrelaçados” (curta-metragem), “Quando as Cigarras Cantam” (curta-metragem) e “Papo de Cachorro” (média-metragem).