Do SBNotícias- A Acesbo (Associação dos Condutores Escolares de Santa Bárbara d’Oeste) realiza na manhã de hoje (01) uma manifestação pacifica contra a lei que obriga os veículos de transporte escolar a terem cadeirinha para crianças de até sete anos e meio. A medida deve entrar em vigor em fevereiro de 2016.
O protesto, que reúne mais de 70 condutores é nacional, acontece no Dia do Condutor. Na cidade, a concentração foi em frente à sede da associação, no bairro Planalto do Sol II. O percurso segue por algumas das principais vias do município, como Avenida Antonio Pedroso, trecho da Avenida Tiradentes, Duque de Caxias, Rua João Lino, Avenida Monte Castelo (passando em frente ao paço municipal), trecho da SP-306 (passando em frente à Câmara Municipal) seguindo até a Avenida Iacanga, em Americana, onde os motoristas se encontrariam com os membros da associação americanense.
“A Lei das cadeirinhas vem sem alguns estudos para o transporte escolar. O uso da cadeirinha foi feito para o cinto de três pontos e a van escolar tem somente um ponto e as cadeirinhas não ficariam fixadas totalmente, o que pode aumentar a chance de acontecer acidentes”, disse o presidente da Associação dos Condutores Escolares de Santa Bárbara d’Oeste, Arnaldo da Silva Alves.
Segundo ele, a segurança das crianças tanto em Santa Bárbara quando no país é prioridade. “A gente prioriza isso e com estudos acreditamos que a lei da cadeirinha vai trazer transtornos e insegurança, pois as vans já vem de fábrica adequadas para o transporte escolar”, comentou. Atualmente, a Acesbo tem 98 condutores cadastrados.