Diversos bairros da capital paulista têm registrado aumento significativo na demanda de pessoas em busca de tratamentos alternativos para melhor qualidade de vida e bem-estar físico e emocional, estimulando a abertura de novos espaços. Dentre as técnicas mais procuradas estão massagens relaxantes, terapêuticas e sensuais
Conhecida pelos bairros nobres e pelo grande volume de pessoas que circulam pela região, a Zona Sul de São Paulo tem se destacado também pela forte expansão de espaços dedicados a tratamentos alternativos para melhor qualidade de vida e bem-estar físico e emocional. Com uma população estimada em cerca de 2,5 milhões de habitantes, essas pessoas se dividem pela Vila Mariana, Saúde, Praça da Árvore, Brooklin, Paraíso, Itaim Bibi, Moema, Santo Amaro, entre outros. O aumento da procura por clínicas de massagens e massagistas especializados, por exemplo, tem levado à inauguração de espaços portentosos, com uma infraestrutura de fazer inveja. Nesses locais, é possível passar por sessões de massagens relaxantes, terapêuticas e sensuais.
Primeiramente, a massagem sueca é aplicada no corpo inteiro, sendo indicada para pessoas que sofrem com tensões de tendões e músculos. Ajuda a liberar nós musculares. Com uma combinação de movimentos longos e fluidos, faz toda a diferença. Igualmente procurada, a massagem com pedras aquecidas é indicada para pessoas que têm dores e tensões musculares ou que apenas desejam relaxar. Colocadas em pontos específicos do corpo, as pedras ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a aliviar dores. Técnica desenvolvida na Índia há mais de 5 mil anos, a massagem ayurvédica é realizada com óleos vegetais e essenciais, preparados com ervas medicinais. O massagista faz manobras de tração e alongamentos, estimulação de pontos e órgãos vitais. O processo alinha a coluna vertebral e corrige a postura corporal.
Já a técnica japonesa shiatsu previne e diminui o estresse, atuando contra ansiedade, artrite, dor nas costas, constipação, dor de cabeça, insônia, problemas menstruais, dor no pescoço e ombro, síndrome pré-menstrual, ciática e sinusite. Em franco crescimento, a bambuterapia é uma massagem feita com bastões de bambu, de diferentes espessuras e tamanhos, que o profissional usa para massagear diferentes áreas do corpo. Traz benefícios terapêuticos e estéticos, como relaxamento e redução de celulites. Visa trazer relaxamento, bem-estar, diminuir edemas e modelar certas regiões do corpo.
Sensuais
Há ainda as massagens sensuais, como tântrica, tailandesa, sensitive e nuru, que têm registrado crescimento no Brasil, e na busca por massagistas na zona sul da Capital paulista, inclusive atraindo pessoas que vem à cidade a negócios.
A massagem tântrica, por exemplo, proporciona diversos benefícios para o corpo e mente, pois desperta a sexualidade e promove desbloqueios emocionais, aumentando a autoconfiança. Para tanto, leva em consideração o lingam (pênis) e yoni (vagina), como instrumentos para uma vida sexual saudável. A prática da massagem yoni envolve o toque exploratório, com o objetivo de liberar a tensão.
Realizada com a ponta dos dedos, a partir de movimentos muito leves, a massagem sensitive eleva as ondas de prazer e os níveis de hormônios de prazer e felicidade. Com isso, promove uma cura mais rápida, aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo a inflamação no local.
Usada para reduzir e aliviar dores e estresse, a massagem tailandesa também é bem procurada na zona sul paulistana. Ela melhora a flexibilidade, a circulação e os níveis de energia. O massagista faz o uso das palmas das mãos e dos dedos para aplicar uma pressão firme no corpo.
Técnica de massagem japonesa, a nuru é realizada com um ou mais massagistas, que utilizam uma loção de massagem incolor e inodora, feita à base de alga. A técnica relaxa a musculatura, desintoxica o organismo, provoca maiores sensações de prazer nos praticantes. Só quem já praticou, sabe como ela faz bem para a corpo e a mente.