O mutirão de combate à dengue em Americana, para identificação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, já recolheu 3.370 quilos de materiais e visitou 24.302 imóveis até esta quinta-feira (27). Por meio do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, os agentes estarão até esta sexta-feira (28) pela manhã no Jardim Alvorada. À tarde, as equipes passam a percorrer os imóveis da Vila Bertini.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Além disso, a aplicação de inseticida por meio de nebulização continua sendo realizada em pontos estratégicos da cidade.

“Os mutirões são fundamentais para a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti e para a conscientização da população sobre a importância da prevenção. Além da remoção de materiais que acumulam água, nossos agentes orientam os moradores sobre medidas simples, mas essenciais, para evitar a proliferação do mosquito. O envolvimento da comunidade é indispensável para que possamos reduzir os casos de dengue e proteger a saúde de todos”, ressaltou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

Mutirão da dengue recolhe 3 tons e vai à Vila Bertini

As ações fazem parte da campanha municipal “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que reforça o Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) e mobiliza a população na prevenção da doença.

Além do mutirão

Além dos mutirões de limpeza e remoção de possíveis criadouros e da nebulização costal e veicular, as ações de combate à dengue em Americana também incluem o uso de drones para identificar focos em imóveis fechados. Para fortalecer a conscientização, a Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação desenvolveu uma cartilha e um check-list, que estão sendo trabalhados com professores e alunos da rede pública de ensino. O município produziu este ano 200 mil folders para distribuição durante visitas e ações educativas.

A cidade conta também com um grupo condutor especializado no enfrentamento às arboviroses, formado por uma equipe multiprofissional da área da Saúde responsável pela elaboração de um Plano de Contingência e um Fluxograma de Atendimento, garantindo maior controle e eficiência na Vigilância Epidemiológica.

O uso da tecnologia é outro diferencial: Americana implementou um sistema online baseado em Inteligência Artificial (IA) para monitorar casos em tempo real, auxiliando os profissionais de saúde no acompanhamento da situação.

Para reforçar a atuação no monitoramento e prevenção da dengue, a Prefeitura contratou 24 agentes de promoção de saúde, que foram integrados às unidades de atendimento.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem testes rápidos para diagnóstico da dengue, seguindo os critérios do Plano de Contingência. Além disso, a vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h — as unidades da Praia Azul e São Vito têm atendimento estendido até às 20h.

A campanha “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!” conta com o apoio e a parceria de diversas secretarias municipais, além de entidades como ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto) e CPFL Paulista.

Mais notícias da cidade e região