Com o início das férias escolares, é possível ver um aumento no número de crianças brincando e soltando pipa nas ruas. Apesar de ser um momento de diversão, a Prefeitura de Nova Odessa alerta para os riscos do uso do cerol, um material cortante confeccionado a partir da mistura de cola com vidro moído, nas linhas dos brinquedos.
Os acidentes causados pelo uso de cerol podem causar cortes de gravidades variáveis, podendo levar ao óbito, sendo as vítimas mais comuns motociclistas, ciclistas e pedestres.As pessoas que soltam pipa também estão sujeitas a sofrerem choques elétricos de alta voltagem, uma vez que o cerol torna as linhas condutoras de eletricidade, além de cortes e quedas quando as crianças correm por áreas abertas atrás de pipas cortadas ou sobem em telhados para buscarem brinquedos caídos.
Para evitar essas ocorrências, a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, em parceria com a Secretaria de Educação e a Diretoria de Segurança de Trânsito, realiza uma campanha de conscientização contra o uso de cerol nas escolas do município, que este ano acontecerá no segundo semestre.
No ano passado, a campanha orientou aproximadamente 1.230 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com idade entre 9 e 10 anos. A campanha também promoveu um torneio de pipa, que foi realizado no IZ ( Instituto de Zootecnia). Para denunciar, a população deve entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, através do telefone (19) 3466-1900 ou pelo 153.
Além de ser passível de multa, usar cerol ou linha chilena é considerado crime e pode ser punível com até um ano de detenção.