No lançamento oficial do ???Projeto Afin ??? Afeto na Infância. Você afinado com seu filho???, criado através de uma iniciativa da juíza de direito Dra Michelli Vieira do Lago Ruestas Changman, a presidente Carla Lucena (PSDB) manifestou o interesse em montar a exposição na Câmara. E a primeira exposição itinerante do projeto terá a sua abertura nesta sexta, 9 de junho, às 9 horas na recepção dos gabinetes da Câmara de Nova Odessa.
???Acredito que nem todas as pessoas passam pelo Cejusc (Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania) e, sendo uma parceira expositora, na Câmara atingiremos um outro público também com este assunto que é tão importante e não é muito fácil de abordar, apesar da necessidade. Vemos que este é um problema que independe de classe social e, desta forma, estaremos contribuindo ainda mais com a sociedade???, comentou Carla.
A vereadora inclusive vai doar para o Projeto os painéis que a Câmara vai utilizar durante a exposição para que eles sejam expostos em outros locais e ganhe ainda mais visibilidade. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade também já manifestou interesse em levar o Projeto para uma exposição do Clube da Melhor Idade.
O objetivo do projeto é oferecer aos pais e cuidadores um conteúdo capaz de promover transformações positivas para a educação emocional de suas crianças; despertar interesse na conscientização de pais ou cuidadores sobre os temas levantados; ampliar a rede de ações em prol das crianças e adolescentes, através de parcerias para a realização de exposições; sugerir políticas públicas para os governos e iniciativas para a sociedade civil voltadas para a primeira Infância.
O projeto foi lançado recentemente e conta com uma exposição no Cejusc e o site www.projetoafin.org que disponibiliza textos, vídeos e painéis ilustrados digitais, numa linguagem direta e didática, com conteúdo relacionado à saúde emocional de crianças e adolescentes, com foco na primeira Infância, de 0 a 6 anos. As dicas práticas são baseadas em estudos científicos das áreas de medicina, psicologia e pedagogia sobre como pais e cuidadores podem agir para melhor educar o emocional de suas crianças.