O vereador novaodessense José Pereira (PPS) distribuiu seu jornal de prestação de contas 2013. Entre as conquistas divulgadas no informativo, o parlamentar destaca em duas páginas que apontou erros ocorridos durante a gestão do ex-prefeito Manoel Samartin.
“O caso mais recente, em que a Câmara reprovou as contas do ex-prefeito, foi especificamente um dos marcos desse ano em meu mandato. Nos últimos oito anos tivemos um prefeito ausente, um político omisso constatamos um absurdo, um tremenda irregularidade. Diante disso não poderia me calar”, escreveu Pereira no editorial.
Pereira atribui o valor a um atraso no pagamento de precatórios de áreas de represas usadas no abastecimento da cidade e que foram desapropriadas nos anos 80. A defesa de Samartin nega que tenha ocorrido descumprimento da sistemática constitucional de pagamento.
OUTROS – Pereira também coloca entre suas conquistas a instalação de um Poupatempo/Detran; a inclusão do feriado no Dia do Servidor; a proibição de testes em animais na cidade; a criação do Programa de Adoção de Prédios Públicos; sugestão de parceria com o hospital Albert Einstein para aderir ao serviço de telemedicina; entre outros projetos e intenções. Eleito para o primeiro mandato em 2001, nem mesmo projeto de 2004 ficou de fora.