O ano novo começou com uma boa notícia para Nova Odessa. O município está recebendo a carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, que oferece mamografias gratuitas para mulheres a partir de 35 anos. A carreta ficará instalada até o final do mês em frente ao Paço Municipal e os exames terão início nesta terça-feira (05).

O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema ??nico de Saúde) em todo o Estado. “Além de atender a demanda que temos no município, a população feminina que está dentro da faixa etária preconizada e que ainda não tinha passado pelo exame terá oportunidade de realizá-lo de forma gratuita”, disse o secretário de Saúde Sérgio Molina.
Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Mulheres acima de 50 anos podem realizar os exames sem necessidade de encaminhamento médico. Para isso, basta se dirigir à carreta-móvel com RG e cartão do SUS (Sistema ??nico de Saúde) em mãos.
Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos o pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular. No caso da rede pública, a paciente deve se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa e solicitar o encaminhamento.
O exame deverá ser retirado posteriormente na Central de Regulação de Nova Odessa, que fica no Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia.
Segundo a diretora de Saúde Básica, Gláucia Blumer Paulon, a paciente poderá levar posteriormente o exame até uma UBS para avaliação de diagnóstico. “Estamos orientando as mulheres para que deixem o exame na recepção para encaminhamento aos médicos e, tendo alguma alteração, a paciente é imediatamente contatada para que possa ser atendida pelo especialista”, afirmou.
A Secretaria de Saúde também já iniciou contato com pacientes que aguardavam realização de mamografias para que possam ser atendidas pelo programa do Governo do Estado. “Estamos contatando as pacientes e realizando os agendamentos dos exames”, afirmou Molina.
A expectativa é que sejam realizados cerca de 275 exames por semana na cidade. Molina destacou que além de agilizar a realização dos exames, o programa proporcionará importante economia ao município. “Atualmente os exames de mamografia são custeados pelo município e feitos através de contrato com empresas parceiras. Com este programa, vamos reduzir nossa demanda de forma ágil e sem custos”, disse.
Gláucia frisou também a importância da prevenção e promoção à saúde feita através do programa. “Anualmente em outubro intensificamos as ações sobre o câncer de mama, mas vale lembrar que sua prevenção é contínua e receber esta carreta agora, logo no início do ano, nos ajuda a promover a saúde e conscientizar as mulheres”, disse.
INFRAESTRUTURA – O programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, conta com quatro carretas-móveis para atendimento das pacientes na Capital, ABC Paulista, litoral e interior.
As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
As unidades móveis de mamografia ainda contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e funcionários administrativos.
No interior das carretas, as mulheres poderão fazer exames de mamografia. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista.
SERVI??OPrograma “Mulheres de Peito”Quando: De 05 a 30 de janeiro de 2016Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 12hLocal: Em frente a Prefeitura de Nova Odessa (Avenida João Pessoa, 777, Centro)