Conhecido por ser ponto de constantes descartes irregulares de entulhos e lixo, um trecho da Rua Ilda Bagne, na divisa dos jardins Flórida e São Jorge, está sendo recuperado esta semana pela Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa. Além de limpar e cercar o local, o órgão plantou de mudas na área. Nesta quarta-feira, dia 29, a equipe de fiscalização da Secretaria flagrou um despejo irregular no bairro Chácara Central. O autor foi notificado e será multado.

A Secretaria de Meio Ambiente já tinha registrado denúncias de descare irregular e, constantemente, limpava a área na Rua Ilda Bagne. Dessa vez, no entanto, além da limpeza, o órgão também cercou o local na tentativa de coibir novos despejos. “Esta área, infelizmente, era um verdadeiro lixão e motivo de várias reclamações de munícipes. Colocamos placa alertando sobre a proibição de descarte, mas o aviso não era obedecido. Agora, estamos recuperando e reflorestando o local”, explicou o assessor da Secretaria, José Carlos de Castro.
Ele lembrou que o município conta com legislação própria que coíbe o descarte irregular de lixo e entulho e destacou que a fiscalização será intensificada. “Estamos atuando em toda cidade”, afirmou.
“Pedimos que a população colabore, não descartando lixo e entulhos em locais inapropriados. Nova Odessa conta com EcoPonto, LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e PEV (Posto de Entrega Voluntária) que são apropriados para receber estes materiais. Estes espaços funcionam em horários estendidos e o morador não paga nada para deixar lá seu material”, explicou.
FLAGRANTE ??? Na manhã desta quarta-feira, os assessores da Secretaria de Meio Ambiente Francisco Domiciano, Adalto Nunes e José Carlos Castro flagraram um descarte irregular de entulhos e podas de árvores em uma área na Chácara Central. “Já tínhamos sido informados de que pessoas estavam descartando materiais irregularmente neste local e agora conseguimos flagrar”, explicou Nunes.
Os assessores flagraram o motorista de uma F-4000 descartando restos de folhagens e podas de árvores em uma área do bairro. Ao ser abordado, o homem confessou a prática, mas alegou não saber que era proibida.
Ele foi informado da legislação municipal e levado ao plantão policial, onde foi autuado em flagrante por causar poluição ao meio ambiente. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, ele será notificado para retirar o material descartado e multado em R$ 500.