Recuperar maquinários que fazem parte do patrimônio da Prefeitura de Nova Odessa, para que voltem operar em benefício da manutenção de estradas rurais e ruamentos de chácaras. Com esse objetivo, a Administração do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), iniciou 2021 desenvolvendo ações de manutenção em equipamentos de infraestrutura que estavam parados por quebra.
De acordo com informações da secretária municipal de Planejamento e Obras, Miriam Cecília Lara Neto, um dos equipamentos que se encontravam parados e que necessitavam de conserto urgente era a motoniveladora (Patrol).
“Esse maquinário faz o nivelamento das estradas rurais e a manutenção nas ruas de chácaras. Sem ela fica impossível realizar um trabalho de qualidade. Quando assumimos a Secretaria Municipal de Planejamento e Obras verificamos que o equipamento estava encostado, sem utilidade. Por determinação do prefeito Leitinho, nossa equipe fez uma força tarefa e em poucos dias conseguimos colocar a motoniveladora de volta ao trabalho”, explicou Miriam.
Segundo a Secretaria de Planejamento e Obras, a motoniveladora estava com a lâmina trincada e havia problemas nos pistões. “Toda a parte mecânica recebeu revisão, os pistões receberam um novo cilindro e a lâmina devidamente consertada. O equipamento foi liberado e, por conta dessa breve estiagem, está operando e realizando as ações de manutenção nas estradas rurais do município”, explicou a titular da pasta.
Entre quinta-feira e sábado (21 a 23/01), se não houver chuvas, as ações de manutenção vão se concentrar na região do Campo Belo, Guarapari, Recanto do Sol, Lírios, Fazenda Velha, Estrada Eduardo Karklis e avenida Brasil.
VARREDEIRA
Outro equipamento que estava parado na garagem municipal por falta de manutenção era a varredeira mecânica. Adquirido em 2019 por R$ 330 mil, a varredeira mecânica estava sem funcionar desde o segundo semestre do ano passado. A Secretaria Municipal de Planejamento e Obras, diante da necessidade e responsabilidade com os equipamentos públicos, realizou o conserto da varredeira, voltando a operar na quinta-feira (21/01). “Todas as máquinas que tiverem conserto serão recuperadas, reforçando a nossa frota”, destacou a secretária.
Com a liberação, a varredeira mecânica voltou a operar pela região central do município. Equipada com motor de três cilindros, ela conta com caçamba com capacidade para armazenar 800 litros de resíduos que são recolhidos das vias públicas.