Nova Odessa foi contemplada com mais duas médicas cubanas do programa Mais Médicos, elogiado pelo prefeito Bill Vieira de Souza (PSDB). Elas vão atuar em dois dos cinco postos de Saúde da cidade. As médicas chegaram na última quarta-feira, 16, e devem iniciar o atendimento à população na primeira quinzena do mês de maio.
Atualmente, um médico cubano está atuando na UBS 1 (Centro), um na UBS 2 (São Jorge), dois na UBS 3 (São Manoel), um na UBS 4 (São Francisco) e dois na UBS5 (Alvorada). As novas médicas generalistas Iliana Leon Perez e Gyselli Willians Mendoza deverão compor o quadro de servidores dos postos do Centro e do jardim São Jorge, respectivamente.
???Assim como ocorreu com os outros médicos estrangeiros, elas passarão por um processo de integração e adaptação. Já foi solicitado o registro que deve chegar dentro de 20 dias. A previsão é que elas iniciem o atendimento nas duas primeiras semanas de maio???, explicou a diretora de Atenção Básica Preventiva, Adriana Cristina Welsch Ferraz.
Para o secretário de Saúde, Valmir Crepaldi, além de o apoio profissional ser muito bem vindo a ajuda vai de encontro com as diretrizes da atual administração. ???Definimos novas políticas públicas voltadas à saúde da família para melhorar a prestação de serviços à população???, disse.
Com foco na humanização estão sendo colocados em prática novos direcionamentos na Saúde pública de Nova Odessa para priorizar o atendimento aos que mais precisam. ???Os médicos cubanos são reconhecidos pelo seu trabalho na Atenção Básica e vão somar aos nossos esforços para cuidar da família novaodessense???, destacou o secretário, desejando as boas vindas às profissionais.