Os avanços da internet e das novas tecnologias transformaram profundamente a telefonia, principalmente para os mais jovens. Hoje, ter telefone fixo em casa é raridade e a internet permite que mensagens e ligações sejam trocadas sem gastar dinheiro a mais para isso, apenas com o auxílio de um celular e alguns aplicativos.

Foi pensando nessa nova lógica de consumo que surgiu a Fluke, empresa de telefonia móvel digital voltada para o público universitário. Inquietos com a dificuldade das operadoras em acompanhar as novas necessidades das pessoas, os fundadores da empresa decidiram propor uma nova maneira de fazer telefonia móvel no Brasil: flexível, simples e transparente, de forma que o controle do plano estivesse nas mãos do consumidor, e não da operadora.

A ideia é que os clientes consigam adquirir os serviços desejados por um aplicativo de celular, de forma simples, conseguindo montar seus próprios planos personalizados. Assim, se você usa apenas internet, poderá comprar somente dados móveis, por exemplo, sem um pacote fixo. Outra vantagem é que esse pacote poderá ser renovado por semana, e não por mês, o que fará com que o consumidor controle melhor seu uso. E se algo que for comprado não for utilizado dentro do prazo de consumo, esse prazo poderá ser estendido, fazendo com que tudo que o cliente comprou seja usado, sem truques.

A startup surgiu em São Carlos e se prepara para iniciar seu funcionamento em todo o DDD 16 em 2020, abrangendo também cidades como Araraquara e Ribeirão Preto. Além de ser o local de nascimento da empresa, a região foi escolhida por abrigar várias universidades. Assim, quando novos estudantes chegarem a essas cidades precisando trocar de DDD ou até de operadora, poderão ter um chip de uma operadora móvel 100% digital e pensada especialmente para eles.

O lançamento está previsto para acontecer em janeiro de 2020. A Fluke vai operar como Credenciada de Rede Virtual em parceria com Telecall, Autorizada de Serviço Móvel Pessoal, e os interessados em adquirir um chip da operadora já podem se pré-inscrever pelo site oficial da marca.