A partir deste mês, o Diesel S10 substituirá o Diesel S50. Para esclarecer todas as suas dúvidas, o Blog da Iveco responde como essa mudança afetará a sua rotina ou o desempenho do seu caminhão.
O que é o S10? O ???S??? vem de enxofre e o número 10 sinaliza a quantidade desse elemento no combustível. Ou seja, o novo diesel contém 10 partes por milhão de enxofre. Trata-se de um combustível de última geração, já vendido na Europa e fundamental para reduzir a emissão veicular. Estima-se que, quando utilizado nos veículos novos, há uma redução de 10% a 15% na emissão de material particulado e NOx. O S10 garante melhor partida a frio e redução de fumaça branca, por exemplo. O novo diesel traz também benefícios relacionados à proteção do motor, com relação ao desgaste e à formação de depósito. E mais, o período de troca de lubrificantes pode ser estendido.
Quando o S10 chegará aos postos? A comercialização do produto tem início agora em janeiro. Por isso, quem tem a intenção de comercializar o produto deve começar o trabalho de limpeza e segregação dos equipamentos nos postos o mais rápido possível.
O S50 irá continuar no mercado? Não. O S50 não será mais comercializado a partir de janeiro de 2013. No lugar dele, os postos irão receber S10.
Quem pode usar? Todos os veículos a diesel podem rodar com o S10, velhos ou novos. Entretanto, aqueles com o novo motor Euro 5 deverão abastecer somente com S10.
Quais tipos de diesel vão existir no mercado em 2013? Além do S10, também serão comercializados o S500 (diesel metropolitano), o S1800 (diesel interiorano) e o diesel marítimo, que não contém biodiesel. A partir de 2014, no entanto, todo diesel S1800 será substituído pelo S500.