A nutricionista da Secretaria de Educação de Americana, Isabele Sabadin, proferiu uma palestra nesta sexta-feira (27) à tarde para pais e responsáveis dos 100 alunos da Emei Patativa, do Zanaga II, sobre Alimentação Saudável.
Segundo a coordenadora da escola, Roseli Galete, no início do ano foi feita uma pesquisa com os pais sobre os temas que gostariam que a unidade desenvolvesse durante o ano. “Um dos assuntos apontados foi inclusão e o outro foi nutrição. Eles queriam saber sobre cardápio, alimentação saudável e o que a escola serviria durante o ano. Por isso convidamos a nutricionista da Alimentação Escolar da Secretaria de Educação”, afirmou.
A nutricionista trabalhou na palestra o “Guia Alimentar para a População Brasileira”, que ilustra o que são alimentos in natura, processados e ultraprocessados, e qual a importância de se ter uma alimentação a base desse tipo de alimentos, evitando os ultraprocessados.
“Sabemos que uma grande parcela de nossa população consome alimentos ultraprocessados em excesso ao invés de priorizar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. Exemplos de alimentos ultraprocessados mais comuns na dieta de crianças são os refrigerantes, salgadinhos, iogurtes com excesso de corante e açúcar, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, ‘sucos’ no formato de néctar de frutas, entre muitos outros”, disse Isabele.
Ela lembrou que todos estes alimentos são comprados pelos pais ou responsáveis, pois a criança não tem autonomia de fazer suas compras e preparar suas refeições.
“Diante disso, surgiu a ideia, vinda da coordenadora, que acompanha de perto os principais problemas apresentados no dia a dia das crianças, de conversar diretamente com os pais para mostrar o porquê de evitar os alimentos ultraprocessados, indicando o que esses produtos carregam e como identificar quais são esses produtos por meio de leitura de rótulos”, afirmou.
Durante a palestra também foram mostrados vários rótulos de alimentos ultraprocessados, e a quantidade de açúcar, sal e óleo que cada porção contém, de forma ilustrativa, onde os participantes puderam ter uma ideia bem clara, por exemplo, de quanto açúcar estão consumindo ao ingerir uma lata de coca-cola.