As novas tecnologias já são uma realidade para boa parte do mundo, já que é possível ver como quase todas as pessoas andam com smartphones que não passam de pequenos computadores móveis. E isso trouxe mudanças para mundo, principalmente quando a tecnologia se associa ao cotidiano que somos parte. Um exemplo, são as redes sociais e a influência que elas têm no dia a dia da sociedade. E essas mudanças tecnológicas também já atingiram os esportes, mas não apenas no sentido da tecnologia ajudando a desenvolver uma determinada atividade, e sim a criação de algo completamente novo. ?? o eSport, que vem conquistando profissionais e fãs ao redor de todo mundo, inclusive no Brasil.
O eSport é o nome dado aos esportes que envolvem disputas online, ou seja, jogos de computadores e vídeo games disputados pela internet. Assim como os esportes mais tradicionais, são disputas de equipes, ou apenas individuais, que valem títulos em competições organizadas. São diversos jogos conhecidos pela maioria das pessoas que costumam utilizar a tecnologia como diversão sendo jogados em níveis profissionais.
Porém, não são apenas os jogos que estão começando a ter um papel mais competitivos. Equipes bem estruturadas, com atletas treinados, treinadores e de alto índice de rendimento estão cada vez mais aparecendo. Patrocínios de grandes empresas também estão acontecendo, assim como a grande mídia buscando informações para transmissões dos principais torneios. Hoje, é possível ver em canais tradicionais de esporte mais comuns com transmissões de eSport.
League of Legends, Counter-Strike e DotA 2 são alguns dos jogos mais conhecidos no ramo profissional. Jogos que misturam estratégia, ação e alguns até magia e ficção para chamar atenção dos usuários. No entanto, não fica apenas restrito aos jogos de ação e aventura, já que esportes reais também ganham espaço no mundo eletrônico. Por isso, torneios de FIFA e PES, dois jogos eletrônicos de futebol são figuras carimbadas em torneios de eSports. Assim como já é possível ver criações de jogos que misturam esportes reais com a ação dos jogos eletrônicos, como é o caso do jogo Rocket League, que é uma mistura de corrida de carro com futebol.
E existe espaço também para jogos tradicionais. Muito conhecido antes mesmo do surgimento do nome eSport é o Pôquer. Apesar de parecer estranho chamar um jogo tão tradicional por um nome tão moderno, o jogo de carta é bastante popular na internet e gera não só audiências altas para canais de esportes, como também move muito financeiramente com patrocínios e coisas do tipo. O pôquer, que recentemente ganhou a definição e esporte da mente, é o esporte que mais vem ganhando espaço na mídia. Além disso, o esporte também tem conseguido se organizar e criar torneios cada vez mais complexos. O tradicional European Poker Tour se transformou em uma espécie de mundial. Recentemente, a equipe Team Liquid, conhecida no mundo digital como uma das maiores equipes de eSport, conseguiu patrocínios exatamente no ramo do pôquer.
Pelos lados dos fãs, o crescimento também é visível. Assim como nos esportes tradicionais do mundo físico, o eSport conta com torcidas para as equipes e cada vez mais existem torneios mundiais que colocam representantes de países diferentes para se enfrentarem. Recentemente, ocorreu o torneio Mundial de League of Legends em que a equipe brasileira INTZ ganhou as principais notícias da internet por conta de uma vitória sobre uma equipe chinesa durante a participação no torneio. Isso só demonstra que cada vez mais o eSport vem ganhando profissionalismo de quem compete e organiza, assim como respeito dos fãs e futuros espectadores da disputa desse novo tipo de esporte que tem surgido e conquistado espaço.