Tiveram início nesta quinta-feira (12), em Nova Odessa, as obras de instalação de 11 VRPs (Válvulas Redutoras de Pressão) e a implantação do Centro de Monitoramento e Controle de Pressão e Vazão da Rede, com 52 pontos espalhados pela cidade. Com investimento de R$ 1,937 milhão, o objetivo é controlar com mais exatidão a pressão da rede distribuidora e reduzir as perdas de água tratada.
A empresa responsável pela obra, B&B Engenharia Ltda., foi contratada via processo licitatório pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), que elaborou projeto técnico, solicitou autorizações ambientais e foi contemplada com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água distribuída, por parte da Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
As obras tiveram início nas proximidades do Jardim Capuava e foram acompanhadas pelo diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, o presidente da Câmara, Vladimir Antonio da Fonseca (Professor Bi), e os vereadores Sebastião Gomes dos Santos (Tiãozinho do Klavin), Celso Gomes dos Reis Aprigio e Carla Furini de Lucena.
De acordo com Ricardo Ongaro, os equipamentos permitem aperfeiçoar o sistema e diminuir ainda mais o índice de perdas de água tratada, que nos últimos anos era de cerca de 50% e passou para 29%. ???Esta é uma das metas do Plano Diretor de Perdas, para atingirmos os 20% antes do ano de 2020???, ressalta o diretor-presidente da Coden.