Apesar da melhora pouco expressiva em relação ao final do ano passado, se comparamos os meses de janeiro de 2016 e 2017, o número de vagas anunciadas no portal Emprega Campinas apresentou uma queda de 225%.  A projeção é de uma melhora gradativa, já que houve um aumento de 17% de vagas anunciadas, em relação a dezembro.

Se para quem já tem experiência e qualificação a situação não é das melhores, para quem busca a primeira oportunidade de trabalho, o desafio tornou-se ainda maior. Os candidatos que pretendem ingressar no mercado representam 27% da mão-de-obra disponível.
De acordo com o administrador do Emprega Campinas, Alex de Lima, muitos jovens decidem entrar, de fato, no mercado de trabalho depois de completar sua formação, sem qualificação técnica e tão pouco, experiência. “A trajetória destes jovens promete ser difícil este ano. Por isso, o ideal seria investir boa parte do tempo em cursos extracurriculares, aproveitando que muitos centros de estudo oferecem cursos online gratuitos”.
Alex de Lima lembrou que a elaboração correta de currículos e a definição dos objetivos são passos importantes que tornam esta busca mais eficaz. “?? preciso manter o foco, criar uma boa rede de contatos e enviar os currículos com menos distrações virtuais. ?? um desafio para esta geração multimídia. 
A boa notícia para o início de 2017 é que as vagas para estágio registraram alta de 3,2%. São 32 mil novas vagas, principalmente para os jovens de ensino superior, com bolsas que ultrapassam o valor de R$1000.