As aulas da oficina Beabá de Alfabetização, uma iniciativa da Prefeitura de Sumaré por meio do Fundo Social de Solidariedade, seguem a todo vapor. Nesta terça-feira, dia 20, os alunos ??? na sua grande maioria, idosos participantes do Programa da Melhor Idade de Sumaré ??? deram mais um importante passo: receberam seus livros de caligrafia. As aulas acontecem no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), em Nova Veneza.

A presidente do Fundo Social, Mara Dalben, é a idealizadora do projeto e também uma das professoras da oficina de alfabetização. Ela explica que, nessa primeira fase do projeto, o trabalho é focado no desenvolvimento da coordenação motora dos idosos.

???Os alunos estão aprendendo o alfabeto, fazem exercícios de coordenação motora com massinhas e outros instrumentos artísticos, e agora estamos iniciando as aulas de caligrafia, para que eles possam colocar no papel o que vem sendo ensinado e treinar a escrita. Muitos estudos comprovam que uma das maiores dificuldades da população idosa em aprender a ler e escrever é por conta da deficiência na coordenação motora, por isso, esses exercícios vêm para estimular essa aprendizagem???, explicou Mara Dalben.

O ???Beabá??? é uma das oficinas oferecidas pelo Projeto Fortalecer, iniciativa inédita da Prefeitura de Sumaré, que visa contribuir para a qualificação profissional de idosos e outros grupos, ampliando as oportunidades de geração de renda para as famílias. O projeto conta com outros cursos diversos, oferecidos de forma totalmente gratuitas.

???Proporcionar mais independência, melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos nossos idosos. Esses são alguns dos objetivos desse projeto, que fortalece vínculos e proporciona inúmeros benefícios para essas pessoas que tanto contribuíram e ainda continuam colaborando com a nossa querida Sumaré???, completou o prefeito Luiz Dalben.

Para mais informações, os interessados devem procurar o CCTI, localizado na Avenida Brasil, nº 1.111, Nova Veneza, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.