A surpresa no ranking por modelo é o meteórico crescimento do Onix, o hatch da GM que, de uma só vez passou a Strada, o Palio e o Gol – primeiro, segundo e terceiro colocados no mês passado – e assumiu a liderança provisória. Há mais de 20 anos a GM não tem um líder de vendas no Brasil. O Onix vendeu nos dez primeiros dias do mês, 6.117 unidades, 255 a mais do que o Gol. A Strada, líder em março, está caindo para a quarta posição. A liderança em abril, no entanto, está indefinida, com os quatro primeiros colocados com chances de encerrar o mês em primeiro lugar: a diferença entre o primeiro e o quarto colocado é de apenas 810 carros. O crescimento da Toyota deve-se principalmente ao Corolla novo, que está sendo muito procurado e já tem até fila de espera nas concessionárias. Nos primeiros dez dias do mês ele subiu para a 14ª posição, vendeu 2.186 unidades e encostou no Civic. Mas todos os carros da Toyota tiveram bom desempenho de vendas no período. As vendas retomaram o crescimento em abril depois de um março fraco. No primeiro decêndio do mês foram vendidos 106.497 carros e comerciais leves, o que dá uma média diária de 13,3 mil unidades, bem superior à média registrada no mês passado, que foi de 12,7 mil, conforme números provisórios do Renavam. A Fiat permanece na liderança, mas com uma participação menor do que no mês passado. A Volkswagen mantém os mesmos 16,5% de março, com o Up crescendo (2.188 unidades do decêndio), mas tirando vendas do Gol e do Fox. A GM e a Toyota são as maiores responsáveis pelo aumento de vendas até aqui. A primeira aumentou a participação de 17,7% para 19% e a japonesa passou de 5,1% para 6,5%. Esse desempenho levou a Toyota à sexta posição no ranking, passando a Renault. Pelo número de vendas e o ritmo de crescimento, a marca japonesa deverá passar também a Hyundai até o fim do mês, pois está a menos de 400 carros da concorrente. A Nissan avançou na lista das dez marcas mais vendidas e a Mitsubishi caiu. Prévia das vendas em abril