Os secretários do governo Omar Najar (PMDB) em Americana se dividem em três grupos principais.
Os políticos. São três, mas apenas dois atuam com firmeza. Alex Niuri (Jurídico) é hoje o homem forte do governo e atua quase como chefe dos vereadores da cidade.Na sec de Governo, Júnior Barros (PV) faz o meio campo com os vereadores, parte da mídia e atende os times em dias de sessão. Quem poderia atuar como ‘minerva’ entre Niuri e Barros é o secretário de Habitação Marco Kim Jorge (PDT), mas este preferiu passar 2015 sambando com a habitação. Talvez atue mais em 2016.
Os amigos. O primeiro deles, Chico Rangel (PMDB)- que reunia também a missão de ser um dos políticos- ‘rodou’ no meio do ano e hoje atua próximo a Niuri. Fazem parte do time o dr Nilton Lobo- chefe do Hospital Municipal- e Eraldo Camargo, sec de Obras. Lobo é sem papas na língua e costuma ser visto como o mais linha dura da administração (bem ao perfil do chefe).
Os técnicos. Se destacam nesse time Dra Mirella Povineli (Saúde), Leandro Zanini (DAE), Valmir Frizzarin (Finanças) e Juçara Pastorelli Noveli Florian. Frizzarin é o único que não foi ‘fritado’ neste segundo semestre. Os outros três foram dados como ‘fora’ após um dos ‘políticos’ vazar para a imprensa as mudanças.
GIULIANI E AMARANTE- O sec de Cultura Fernando Giuliani (PMDB) e Cláudio Amarante (Planejamento) circulam nos três grupos, mas têm optado pelo perfil técnico- apesar de FG ser presidente do PMDB de Americana.