Mais 70 aposentados acima de 60 anos, cadastrados no Clube da Melhor Idade, puderam passar nesta terça-feira (18) momentos de lazer e diversão na lagoa do Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa. ?? mais uma edição do projeto “Pesca no Bosque”, que permite usufruir gratuitamente da pesca recreativa. A lagoa possui diversas espécies de peixes, como Tilápia, Lambari e Cascudo.
O Bosque Manoel Jorge é bastante utilizado para práticas esportivas como caminhada e corrida. São 647 mil metros quadrados de área verde, com caminho de 2,2 mil metros entre as árvores. Existem no local mais de 200 espécies de árvores nativas e exóticas. Há, ainda, uma academia ao ar livre, para a prática de exercícios físicos específicos.
A estreia do projeto gratuito ocorreu no dia 20 de abril e, desde então, a direção do Clube da Melhor Idade tem recebido os nomes dos interessados em participar dos eventos que ocorrem mensalmente. O agendamento é necessário tendo em vista a demanda de estrutura para supervisionar os idosos e a própria conservação do local.
O controle do acesso e a supervisão estão a cargo de funcionários do Clube, que disponibilizam bancos de madeira para uso dos pescadores, devendo requisitar o equipamento e devolvê-lo ao final do período de pesca. As iscas devem ser apropriadas (massas, rações e outras), não sendo permitido ao usuário alimentar os peixes com pães ou qualquer outro tipo de produto de matéria orgânica.
Diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela explica que o projeto ajuda na preservação da lagoa do Bosque Manoel Jorge. “Tendo o controle e a supervisão, a pesca colabora pra renovação dos peixes e a conservação da biodiversidade do local”, detalha. “?? mais uma atividade de lazer pra Melhor Idade. Uns 500 idosos já participaram”, acrescenta o coordenador do Clube, Rogério Mion.
A aposentada Maria Marlene Lisboa, 71, mora nas proximidades do Bosque e já esteve em duas edições. “Esse projeto é ótimo, gosto bastante. Passa a hora, converso com o pessoal”, descreve. “Quando eu era criança pescava muito, mas depois fiquei um tempão sem. Agora retomei o gosto pela pesca”, ressalta. Marlene também frequenta as aulas de hidroginástica no Clube da Melhor Idade. “São atividades boas, que ocupam nosso tempo com coisas positivas”, finaliza.