A Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumprem nesta terça-feira (31) 3 mandados de prisão preventiva, 40 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para depor, e 52 mandados de busca e apreensão. Os nomes das pessoas investigadas ainda não foram divulgados.
A força-tarefa investiga um esquema de falsas perícias médicas que funcionam desde 2010 em processos em fase de trâmite nas Varas dos Tribunais Regionais do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas e da 2ª Região, com sede em São Paulo.
Segundo os policiais e promotores, esta rede de corrupção envolve, peritos judiciais, assistentes técnicos (médicos auxiliares) das partes, advogados e representantes de empresas. Ainda são investigados casos de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro.
AmericanaEm Americana, a ação ocorre no edifício Nova York, na avenida Brasil, no Centro Médico, na rua Primo Picoli e também em outros consultórios na av Brasil, rua Angelo Orlando e na Vila Medon.
A informação inicial é de que a ação é para apurar fraudes no INSS (Seguro Social Aposentadoria). A ação também acontece em Campinas, Bragança, Cajamar, Sorocaba e Indaiatuba.