Despejos irregulares de objetos nas redes coletoras de esgotos, que não condizem com a estrutura das tubulações, são registrados diariamente pelas equipes operacionais do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste nas manutenções preventivas que são realizadas. Peças de roupas, plásticos, sapatos, embalagens, preservativos são alguns dos materiais encontrados, que acabam obstruindo a passagem do efluente doméstico e danificando todo o sistema de afastamento do esgoto de um determinado bairro.

No dia a dia, através da sua equipe de manutenção de esgoto, a autarquia barbarense segue com os serviços de limpeza e desobstrução das redes coletoras de esgotos em todos os bairros da cidade. A medida consiste em manter a fluidez do efluente doméstico e, assim, evitar transtornos como entupimentos e até o retorno do esgoto nas residências que não possuem a caixa de inspeção ??? modelo de fabricação pode ser baixado no site do DAE: www.daesbo.sp.gov.br 
Serviços/Documentos, ou retirado no setor de atendimento, Rua José Bonifácio, 400, Centro.Em meio às manutenções preventivas, os funcionários de deparam com atos de vandalismos em PVs (poços de visitas) de esgoto, onde entulhos provenientes de materiais de construções são despejados em grandes quantidades nos poços. Nesta sexta-feira (1º), a equipe, utilizando o caminhão hidro jato, encontrou vários sachês de um tipo de argamassa utilizada em construções na tubulação de uma rua apenas.
Vandalismos em poços de visitas são considerados crimes ao patrimônio público ??? inciso 3 do artigo 163 do quarto capítulo do Código Penal Brasileiro -, portanto, caso a população presencie tal ato, pode ser denunciado para a Guarda Civil de Santa Bárbara d???Oeste, através do 0800-772-8383 ou 153. O DAE alerta, também, para que, em casos de vazamentos ou entupimentos de esgotos, a população pode solicitar o reparo através da central de atendimento: 0800-770-3459.