Estar bem disposto para cair na estrada garante uma viagem tranquila e segura, seja ela de longa ou curta distância. E isso envolve tanto a atenção ??? não estar com sono ou sob efeito de bebidas alcoólicas ou remédios ??? quanto a postura corporal. Conduzir o veículo em posição inadequada pode causar dores, cansaço e incômodo.

Por este motivo, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) chama a atenção do condutor para a importância da correta postura no momento de dirigir.

“Além de gerar mais conforto para o motorista, posicionar-se adequadamente ao volante permite acionar os controles do veículo de forma mais efetiva, ter uma melhor visualização e, consequentemente, manter a atenção voltada ao trânsito”, ressalta o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.

Confira abaixo as dicas fornecidas pelo Detran.SP:

Ao sentar ??? O banco do veículo deve ter uma inclinação pequena, em torno de 100º. Encostos muito retos, depois de um tempo prolongado, provocam desconforto. A coluna deve estar totalmente apoiada no encosto e a altura do banco e sua aproximação em relação ao painel devem permitir que os pés alcancem os pedais sem esforço.

Espelhos ??? Arrumar corretamente os espelhos também influencia na postura. Os espelhos devem permitir boa visualização, sem necessidade de inclinação e rotação do tronco e da cabeça do motorista.

Braços ??? Devem ficar ligeiramente dobrados. O volante não pode ficar encostado nas pernas e não pode estar muito distante, a ponto de os braços ficarem estendidos demais. Braços muito esticados geram dor nos ombros e pescoço.

Pernas – Os joelhos devem ficar ligeiramente dobrados. O controle constante do veículo por meio dos pedais provoca dores nas pernas e, ao longo dia, sobrecarrega a região inferior das costas. A dica para aliviar a tensão é apoiar os pés completamente no chão do veículo, sempre que possível, para um breve descanso.

Cabeça ??? O encosto da cabeça permite que haja uma distribuição do peso da cabeça entre o pescoço e o encosto, evitando a sobrecarga da coluna cervical e ombros. O correto ajuste do encosto da cabeça evita um movimento chamado ‘chicote’, onde a cabeça é projetada bruscamente para frente e para trás, caso haja uma colisão traseira do veículo, além de prevenir dores musculares.