Após constatar irregularidades com o cartão alimentação fornecido pela Sindiplus Administradora de Cartões, Serviços de Cadastro e Cobrança, a Prefeitura de Americana anunciou, nesta segunda-feira (11), a rescisão do contrato no valor mensal de R$ 2,5 milhões. O contrato começou a vigorar no início do mês. Suspeitas de clonagem, valores não creditados aos servidores e recusa dos cartões em supermercados da cidade foram alguns dos problemas apontados por funcionários. Neste mês cada um dos 5,8 mil servidores teve direito ao crédito R$ 500,00 no cartão alimentação.
Em entrevista coletiva, o secretário de Negócios Jurídicos, Alex Niuri, informou que a empresa será notificada da rescisão nas próximas horas. Uma nova empresa será contratada, emergencialmente, nesta semana, para que os servidores possam receber o crédito alimentação. Segundo Niuri, a Sindiplus foi habilitada para prestar o serviço após decisão judicial, em pedido de liminar impetrado, garantindo-lhe o direito de firmar contrato com a Prefeitura. A ação tramitava na Justiça desde 2014. ???A Prefeitura tem a obrigação de cumprir o contrato por força dessa liminar???, explicou o secretário.
Niuri enfatizou que a Administração agiu rapidamente para não causar mais transtornos ao funcionalismo. ???A Prefeitura é vítima nesse caso???, lembrou Niuri, justificando a decisão de rescindir o contrato com a fornecedora de cartões alimentação. Ele esclareceu que, de acordo com o contrato, compete à empresa creditar os valores nos cartões e apresentar a nota fiscal com o valor total ??? em torno de R$ 2,5 milhões ??? no mês seguinte para que a Prefeitura efetue o pagamento do valor.
De acordo com ele, houve o registro de pelo menos cinco boletins de ocorrência na Polícia Civil sob suspeita de clonagens dos cartões. Representantes da empresa se reuniram nesta segunda-feira com o secretário e foram comunicados das deficiências do serviço e descumprimento do contrato.