Os proprietários dos imóveis de Hortolândia, onde sejam encontrados criadores do mosquito Aedes Aegypti, transmissores da dengue, serão multados pela prefeitura, caso não tomem providências. De acordo com o Código Sanitário Estadual, a multa média é de 25 UFSP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o que equivale a cerca de R$ 500. No entanto, o valor pode ser superior, dependendo do volume de criadouros encontrados.
Primeiro as casas e comércios são fiscalizados. Caso sejam encontrados criadores, agentes orientam sobre a necessidade de remover objetos que acumulem água e sobre os sintomas da doença. Então, é dado um prazo até que o responsável organize o local e elimine os criadouros. Se o prazo não for cumprido, há notificação e multa.
Durante o arrastão realizado no último final de semana no Jardim Amanda, cerca de 10% dos imóveis vistoriados apresentavam algum criadouro.
Denúncias devem ser feitas ao departamento de Saúde Coletiva, ???que enviará agentes até o local para as providências necessárias???, explicou a diretora do departamento municipal, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan. Os telefones são (19) 3897-3312 e 3965-1400 (ramal 8630). Hoje, a cidade tem 214 casos da doença.