A Prefeitura de Nova Odessa, através do setor de Merenda Municipal, realiza a partir de maio a avaliação nutricional dos alunos da rede pública de ensino. Chamado de “Avaliação Nutricional”, o projeto, que é anual, tem objetivo de acompanhar o desenvolvimento das crianças. Cerca de 5 mil alunos devem ser avaliados.
Responsável pelo setor de Merenda em Nova Odessa, a nutricionista Juliana Pissaia Savitsky, que supervisiona o projeto, explicou que os alunos serão pesados e medidos. Além disso, terão aferida a pressão arterial. “No caso dos bebês, anotamos também circunferência cefálica e torácica”, disse.
O objetivo é acompanhar o desenvolvimento das crianças e, em caso de identificação de problemas, encaminhá-las para tratamento e acompanhamento adequados. “Este é um projeto diferenciado, já que todas as crianças passam pela avaliação”, disse, ressaltando que em algumas cidades esse controle nutricional é feito por amostragem, ou seja, apenas uma parte dos alunos é avaliada.
A avaliação das crianças será feita pelos alunos do último ano do curso de Nutrição da FAM (Faculdade de Americana), que participam da iniciativa como voluntários e por estagiários da instituição.
REFER??NCIA ??? A avaliação nutricional, explicou Juliana, é apenas uma das ferramentas de controle do setor de Merenda, que se destaca em toda região pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
Secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo afirmou que o sistema de merenda implantado em Nova Odessa recebeu recentemente o prêmio de “Melhor Merenda da RMC (Região Metropolitana de Campinas)”, o que comprova o cuidado com o serviço e qualidade dos produtos oferecidos. Ela afirmou ainda que técnicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) elogiaram, em recente visita ao município, a estrutura existente. “Segundo eles, os serviços que oferecemos se destacam entre os melhores nos padrões nacionais e internacionais”, disse.
A secretária de Educação destacou que existe um cuidado e rigor muito grande dos funcionários que atuam no setor de merenda, desde os responsáveis pela parte técnica até as pessoas que lidam diretamente com o preparo dos alimentos.
Em fevereiro, o setor de Merenda realizou a capacitação das profissionais que cuidam do preparo dos alimentos nas escolas e auxiliares de serviço que cuidam da limpeza. Em março, segundo Juliana, diretores participaram das oficinas e neste mês as educadoras da Educação Infantil já participaram da ação. “Em breve as educadoras das outras séries também passarão pela capacitação, que é de extrema importância para garantirmos a qualidade dos produtos que oferecemos”, afirmou.
QUALIDADE – Em Nova Odessa, as crianças da Educação Infantil e ensino integral recebem cinco refeições diárias ??? café da manhã (com leite achocolatado e pão com margarina ou requeijão), lanche da manhã (fruta), almoço (arroz, feijão, carne e salada e fruta ou suco de sobremesa), lanche da tarde (iogurte, bolo, torta, pão de queijo ou pão com carne) e jantar (arroz, feijão, carne e salada e, para os bebês, sopa).
Já os alunos do Ensino Fundamental recebem café da manhã e almoço, seguindo as mesmas propostas de cardápio da Educação Infantil.
Além de um cardápio balanceado, a Administração tem preocupação com a qualidade dos produtos oferecidos às crianças. “Uma vez por mês, por exemplo, temos como opção de sobremesa sorvete. No entanto, o sorvete que nossas crianças recebem é uma fórmula diferenciada que é produzida pela empresa fornecedora especialmente para Nova Odessa. Inclusive é desenvolvida uma outra fórmula para crianças com problemas como diabetes ou intolerância à lactose ou glúten”, explicou Juliana. “?? um sorvete com leite integral, polpa de fruta e apenas 90 calorias. Tudo para garantir que nossas crianças recebam uma alimentação de qualidade e balanceada”, continuou.
A nutricionista afirmou que crianças com hipertensão arterial, diabetes, celíacas (intolerância à gliadina, proteína do trigo), obesas, com problemas renais, intolerâncias e alergias alimentares recebem alimentos com formulação diferenciada. “Atualmente temos 80 cardápios, todos elaborados de acordo com a faixa etária e necessidades nutricionais dos alunos”, explicou.
O estoque de merenda, adquirido através de licitação, é organizado sempre de modo a garantir o abastecimento das escolas por períodos mais longos. “Agora, por exemplo, estamos com nosso estoque cheio”, afirmou Juliana. “Temos um cuidado muito grande para não faltar alimentos”, continuou.
A nutricionista afirmou que atualmente estão no setor de Merenda cerca de 1 tonelada de feijão, 4 toneladas de arroz, 3 toneladas de carnes, além de 1 tonelada de leite em pó, 500 latas de achocolatado, 1.000 caixas de extrato de tomate, 500 kg de macarrão, 400 litros de óleo, 1.000 litros de suco, entre outros alimentos. “Estamos prontos para suprir as necessidades dos alunos pelas próximas quatro semanas, no mínimo”, disse.
Os alimentos adquiridos são armazenados no setor de Merenda e distribuídos às escolas. “A cada quinze dias enviamos os produtos de gênero para preparo das refeições e semanalmente as carnes, verduras e legumes”, explicou a nutricionista.
“Convido aos pais que desejam para que venham conhecer o nosso setor e comprovar a qualidade dos serviços que ofertamos”, afirmou.