O vereador professor Bi (SDD) apresentou projeto de lei prevendo a obrigatoriedade da leitura de, no mínimo, um versículo bíblico no início do horário de aula nas escolas municipais de Nova Odessa. O parlamentar pelo Partido Solidariedade espera a aprovação da proposta no próximo ano.

“A Bíblia Sagrada não é apenas um livro religioso, adotado pelos que professam o judaísmo ou cristianismo, mas também um livro histórico, que retrata toda uma época, contemplando em seu conteúdo preceitos éticos, morais e orientações para a vida”, explica o vereador. De acordo com ele, a utilização da Bíblia visando ao desenvolvimento da atividade de leitura, como parte do processo de ensino-aprendizagem, não se contrapõe à ideia de Estado leigo ou laico.

Além disso, o professor Bi não acredita ser uma interferência do Poder Legislativo na esfera de competência tipicamente administrativa do Executivo. “Como o ensino deve ser ministrado com base nos princípios da liberdade de aprender e ensinar, do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e da gestão democrática, a sugestão de leitura do texto bíblico não desafia os valores consagrados na Constituição”, reforça.