Teve início, esta semana, mais uma ação do “Projeto Fênix – Transformando Vidas”, na rede estadual de ensino. Desta vez, a arte trabalhada será o grafite, através do projeto “Grafitei” realizado em três unidades. Os alunos das escolas estaduais Silvania Aparecida Santos, Geraldo de Oliveira e Joaquim Rodrigues Azenha já iniciaram as aulas, que acontecem uma vez na semana, com duas horas de duração. Durante a oficina, os alunos vão aprender desenho, construção, luz e sombra, aplicação de cor e manuseio do spray.
A primeira aula foi livre para deixar o aluno à vontade, conversarem sobre a arte e depois mostrarem suas habilidades nos traços. Uma das propostas de levar o “Grafitei” para dentro das escolas foi coibir a ação dos pichadores e unir os alunos que gostam de desenho.
Para a diretora da escola Joaquim Rodrigues, Eliana Turcato, este projeto é uma oportunidade de deixar a escola mais bonita e mais alegre com as cores e desenhos do grafite. “Os alunos adoraram a ideia de aprender mais sobre a arte e depois aplicar as técnicas ensinadas no portão e muros das escolas. Assim que eles estiverem aptos vão grafitar, primeiramente, o nome da escola e alguns desenhos no portão, dando assim uma nova identidade para escola. A escola vai ficar bem mais alegre com as cores e os desenhos escolhidos pelos nossos alunos”, disse ela.
Projeto Fênix. Uma iniciativa da primeira-dama, Andréa Souza, em parceria com diversas secretarias municipais, iniciativa privada e um grupo de 50 voluntários e consiste em oferecer diversas atividades de esportes, artes, lazer, cultura e saúde mental para prevenção e reabilitação a problemas como depressão, medos, traumas e uso de drogas lícitas e ilícitas, funcionando como uma rede de apoio, através de diversas ações, aos pais, professores e adolescentes novaodessenses matriculados nas escolas estaduais do município.
Grafite. O grafite significa “marca ou inscrição feita em um muro”. ?? um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970. Consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social.
No Brasil, o grafite chegou ao final dos anos de 1970, em São Paulo. Hoje o estilo desenvolvido pelos brasileiros é reconhecido entre os melhores do mundo. A tinta mais usada pelos grafiteiros é o spray em lata.